25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1132-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

ESTRUTURA DA COMUNIDADE E ISOLAMENTO DE PSEUDOMONAS SPP. EM MANGUEZAIS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS-BA

Deborah Catharine de Assis Leite (UEFS); Suikinai Nobre Santos (EMBRAPA MEIO AMBIENT); Patricia Oliveira dos Santos (UFRB); Armando Cavalcante Franco Dias (EMBRAPA MEIO AMBIENT); Fernando Dini Andreote (EMBRAPA MEIO AMBIENT); Itamar Soares de Melo (EMBRAPA MEIO AMBIENT); Milton Ricardo de Abreu Roque (UFBA)

Resumo

Os microrganismos representam a forma de vida mais abundante e diversificada no planeta; e no solo, esta diversidade é extremamente elevada. Grande ênfase tem sido dada ao estudo do gênero Pseudomonas por representar um grupo funcional importante no solo e extremamente versátil, frequentemente associados à ambientes extremos e contaminados. Espécies do gênero Pseudomonas são abundantes em solos de manguezais. Este trabalho teve como objetivo o isolamento de estirpes de Pseudomonas spp. e observar a estrutura de comunidades destas em sedimentos de manguezal com histórico de contaminação por petróleo, nos municípios de Madre de Deus e Santo Amaro - Baía de Todos os Santos–Ba.  

Foram coletados solos de 4 pontos da Baia de Todos os Santos: Caípe, Acupe, Saupe e São Brás; e em cada estação de coletada foram feitas amostras compostas de 5 sub-mostras em duplicatas (0-10cm). As amostras (10 g) foram enriquecidas em 90 mL de caldo King´s B e submetidas à agitação (180 rpm / 30 °C / 48h). Depois foram feitas diluições em série e a partir das diluições 10-2 e 10-3 foram inoculadas Pseudomonas Isolation Agar Base com glicerol 2% (30 °C / 48h). A contagem do número de unidades formadoras de colônias (UFC/g de solo) foi realizada e as placas que apresentaram 30 a 300 colônias, foram utilizadas para o isolamento das colônias com diferenças macromorfológicas. As estirpes obtidas tiveram seu DNA genômico extraído e a região 16S do rDNA amplificada usando o par de iniciadores fD1/rP2. Os amplicons obtidos foram seqüenciados, e as sequências obtidas foram submetidas no BLASTn do NCBI.

A estrutura da comunidade de Pseudomonas foi analisada por meio da técnica de PCR/DGGE, com a utilização do par de iniciadores PsF/PsR. As estirpes selecionadas foram identificadas como P. mendocina, P. stutzeri e P. putida, sendo linhagens relacionadas à degradação de compostos recalcitrantes provenientes da indústria petrolífera. P.putida foi isolada em todos os pontos de coleta. A análise por DGGE revelou que réplicas foram homogêneas, e que há diferenças significativas na estrutura de comunidades nos pontos amostrados. Foi observada a formação dois agrupamentos bastante distintos, um deles apenas com Caípe e o outro contendo as demais áreas. Foram encontradas UTOS de ocorrência em todos os pontos amostrados, podendo sinalizar que são espécies dominantes, submetidos a diferentes graus de contaminação por derivados de petróleo.


Palavras-chave:  Pseudomonas, BTS, DGGE