25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1086-2


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

DETECÇÃO DE SALMONELLA SPP. E PSEUDOMONAS SPP. EM UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE ABATEDOURO DE SUÍNOS EM DOURADOS/MS

Péricles David dos Santos Júlio (UFGD); Ana Paula Lemke (UFGD); Gisele Jane de Jesus (UFGD); Renata Pires Araújo (UFGD); Kelly Mari Pires de Oliveira (UFGD)

Resumo

O processo industrial da atividade de suinocultura gera rejeitos, entre eles os efluentes que necessitam de tratamento antes de serem despejados em um corpo d’água natural. A infecção por Salmonella está amplamente disseminada entre os rebanhos suínos que são portadores em muitos tecidos. Salmonella é responsável pelo aparecimento de infecções em suínos e humanos com grande influência na produção de carnes e derivados e, conseqüentemente, na saúde pública. O controle microbiológico do tratamento de efluentes é essencial para evitar a liberação de microrganismos patogênicos e multirresistentes, como Pseudomonas no ambiente. Este trabalho propôs-se a realizar análise microbiológica, onde foram pesquisadas as bactérias dos gêneros Salmonella spp e Pseudomonas spp. Foram realizadas 10 coletas entre outubro de 2008 e julho de 2009, sendo coletadas, no abatedouro de suínos em estudo, amostras de efluentes das lagoas anaeróbicas (A1 e A2), facultativas (F1 e F2) e lagoa de polimento (P). A detecção, isolamento e identificação de Salmonella spp. Foi utilizada a metodologia preconizada pela "Food and Drug Administration" (FDA). Para pesquisa de Pseudomonas as amostras foram pipetadas, assepticamente, obtendo-se a diluição inicial de 10-1. Em seguida foram realizadas as diluições seriadas 10-2 e 10-3. As respectivas diluições foram semeadas na superfície do Ágar Cetrimide (MERCK) e incubadas a 37ºC por 48 horas. Após foram selecionadas as colônias azuis-esverdeadas, e realizado a identificação. Em todas as coletas foram encontradas amostras positivas para Salmonella. A maior incidência foi na primeira lagoa facultativa (F1) e nenhuma amostra positiva foi verificada na lagoa de polimento (P). Para Pseudomonas foram encontradas e selecionadas colônias suspeitas em apenas 5 coletas. A maior incidência foi na primeira lagoa anaeróbica (A1) e nenhuma colônia suspeita foram verificadas na lagoa de polimento (P). O sistema de tratamento tem sido eficaz, pois não foram isoladas Salmonella e Pseudomonas na lagoa de polimento que dá vazão para o rio.

APOIO: FUNDECT


Palavras-chave:  águas residuais, lagoas de tratamento, lagoas de polimento, análise microbiológica, efluentes