25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1086-1


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

O ENSINO DE MICROBIOLOGIA EM FOCO: METODOLOGIAS E PRÁTICAS ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA E PRIVADA NA PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Cristiane Aparecida Cassol Vieira (UFGD); Tacito Graminha Campois (UEM); Roque Ismael da Costa Gullich (UFGD); Kelly Mari Pires de Oliveira (UFGD)

Resumo

O ensino de microbiologia para o ensino fundamental é um desafio para o professor de ciências. Como o professor de ciências ensina, como utiliza os recursos didáticos possíveis e disponíveis para programar as metodologias de ensino na rede pública e particular é um questionamento que surge na perspectiva da formação inicial e continuada de professores de ciências. Foram investigadas, por meio de questionário (a análise do conteúdo dos questionários seguiu a ética, conforme Resolução 196/96) as concepções dos professores sobre microbiologia, como está sendo abordado o tema e como os alunos reagem ao ensino desse conteúdo. Foram entrevistados 20 professores de Ciências/Biologia da rede pública e particular. Destes, 16 ministram aulas somente em escolas públicas, dois ministram em pública e particular e dois lecionam somente em escolas particulares. Todos os professores que trabalham na rede pública diagnosticaram problemas no Ensino de Ciências. Eles apontaram como as maiores dificuldades no ensino de microbiologia nas escolas, a falta de recursos para ministrar esse conteúdo, o conteúdo ser brevemente abordado nos livros didáticos, sendo esse, muitas vezes, o único método de ensino utilizado, a falta de tempo para a elaboração de aulas práticas e o número excessivo de alunos em sala de aula. Em contrapartida, os professores que lecionam somente em escolas particulares alegaram que há adequação no Ensino de Microbiologia, pois além do uso de apostilas, que acreditam ser um instrumento eficaz no ensino, também elaboram aulas diferenciadas no Laboratório de Ciências. Já os dois professores que lecionam tanto em escolas públicas quanto particulares, dizem que são mais motivados a realizar aulas práticas nas instituições privadas e que mesmo tendo o conhecimento de métodos alternativos para a preparação de aulas práticas, não são incentivados nas escolas públicas devido ao grande número de alunos em cada sala e pela falta de estímulo da própria escola. Através desse trabalho, pôde-se verificar as reais dificuldades encontradas para se ministrar o conteúdo de microbiologia e quais as principais diferenças entre o ensino do tema em escolas públicas e privadas. Para a maioria dos professores entrevistados, a única forma de ensinar o conteúdo de microbiologia é através do livro didático. Muitos dos educadores não planejam aulas diferenciadas com materiais simples e vê na falta de laboratórios e de materiais, um empecilho na mudança de suas metodologias didáticas.

Apoio: PROGRAD/UFGD


Palavras-chave:  educação fundamental, metodologias didáticas, questionário, microbiologia, ensino