25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1036-3


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE PEIXES COMERCIALIZADOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO: ESCHERICHIA COLI, STAPHYLOCOCCUS AUREUS E SALMONELLA SPP.

Samira Teixeira Leal de Oliveira (UNIVASF); Luciana Jatobá E Silva (UNIVASF); Sília Maria Negreiros Souza (UNIVASF); Jarbas Freitas Amarante (UNIVASF); Mateus Matiuzzi da Costa (UNIVASF)

Resumo

Em função da ótima qualidade nutricional, mais de 110 milhões de toneladas (77%) da produção de pescado no ano de 2006 se direcionaram ao consumo humano direto. Os peixes podem albergar inúmeras bactérias com potencial patogêncio se manuseados e conservados de forma inadequada. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo, avaliar a qualidade sanitária, através de análiuses microbiológicas Quanto a coliformes totais e termotolerantes( Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Salmonella spp), em peixes obtidos em pontos de venda do municípia de Petrolina - PE. O experimento foi Realizado no Laboratório de Microbiologia e Imunologia Animal da Universidade Fedral do Vale do São Francisco em Petrolina - PE. Para tanto as amostras foram coletadas em feiras livres; e acondicionadas em recipientes de primeiro uso com temperatura controlada (4º) até o momento do cultivo. Para as pesquisas, foram utilizadas partes de carcaças para melhor  homogeneização da unidade analítica e as diluições em água peptonada alcalina. Visando o isolamento de Salmonella spp, foram utilizados os meios: Tetrationato, Rapparport-Vassiliades, Hektoen Entérico, Agar Xylose Lysine Deoxycholate, Salmonella-Shigella e por fim foram realizadas séries bioquímicas. Na pesquisa de coliformes totais e termotolerantes ( Escherichia coli), ultilizou-se o Caldo Lauril Sulfato Triptose, Caldo E. coli, Agar MacConkey e também as séries bioquímicas; para Staphylococcus aureus a metodologia empregada foi a utilização de Agar Baird Parker e posteriormente provas tintoriais e testes de catalase e coagulase. Houve crescimento em totas as amostras de coco bacilos Gram negativa para os testes coliformes e tertolerantes, isolados em meio Agar MacConkey. Foram identificados Staphylococcus aureus em todas as amostras. Através da série bioquímica presuntiva suspeitou-se da presença de Salmonella spp para algumas amostras, assim como E. aerogenes, K. pneumoniae e Edwadsiella para as demais amostras. Estes patógenos oferecem um risco potencial a saúde humana e podem ser transmitidos aos consumidores, sendo importantes agentes causadores de gastroenterites e enterotoxigenicidade. Entrte os principais patógenos transmitidos aos seres humanos pelo consumo de peixes estão: Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Salmonella spp. Os peixes são vias de transporte de bactérias que podem apresentar patogenicidade.
Palavras chave: Microbiologia, Patógenos, Pescados.


Palavras-chave:  Microbiologia, Patógenos, Pescados