25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1003-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

SURTO POLIMICROBIANO DE PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECANICA (PAV) POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE ADULTOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO BRASILEIRO

Luiz Fernando Barbaresco (UFU); Munick Paula Guimaraes (UFU); Patricia M. S. Almeida (UFU); Geraldo Batista de Melo (UFU); Paulo P. Gontijo Filho (UFU)

Resumo

Pseudomonas aeruginosa está associada à surtos hospitalares em unidades de terapia intensiva. Usualmente por amostras multiresistentes. O estudo relata um surto por P. aeruginosa em uma UTI adulto mista, caracterizado pela participação de amostras de multiresistentes e susceptíveis aos antimicrobianos. Os episódios de PAV foram definidos por critérios laboratoriais e clínicos; realizou-se uma avaliação quantitativa de aspirado traqueal, sendo o ponto de corte considerado positivo > 106 UFC/mL. Nos primeiros meses de estudo foram relatados uma média mensal de 03 casos de PAV por Pseudomonas aeruginosa, contudo, em novembro foi detectado um aumento significante (P < 0,05) no total de pacientes infectados, seguido de um decréscimo significante. O estudo evidenciou que os fatores associados significantemente por análise univariada com os pacientes infectados por Pseudomonas aeruginosa durante o surto foram: os tempos de ventilação mecânica e de internação na unidade. Com taxa de 4,31 PAV / 1000 pacientes dia no período anterior para 13,3 PAV/ 1000 pacientes dia  no mês epidêmico. Adicionalmente, foi verificada uma freqüência maior de pacientes com colonização de orofaringe, sendo 62% no período epidêmico versus 31% e 41% nos períodos endêmicos anterior e posterior, respectivamente. O surto foi polimicrobiano envolvendo amostras susceptíveis aos antimicrobianos (66,7%) e multiresistentes (33,3%), incluindo resistência aos carbapenêmicos. Além disso, foram recuperadas amostras a partir das mãos de dois profissionais de saúde no período epidêmico. É relatado um surto correspondendo a seis pacientes com PAV por P. aeruginosa, incluindo amostras susceptíveis e multiresistentes aos antimicrobianos, cujas vias de transmissão foram as mãos dos profissionais de saúde.


Palavras-chave:  Pseudomonas aeruginosa, Surto, UTI