25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:964-2


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

ESTUDO DA DIVERSIDADE GENOTÍPICA DE BIPOLARIS SOROKINIANA ISOLADOS DE SEMENTES DE TRIGO DO BRASIL E DE OUTROS PAÍSES, UTILIZANDO URP-PCR

Michele Mann (UFRGS); Cristina Spadari (UFRGS); Ana Paula Guedes Frazzon (UFRGS); Sueli Van Der Sand (UFRGS); Cássia Maria Cardoso (UFRGS)

Resumo

Bipolaris sorokiniana é um fungo fitopatogênico que infecta culturas de trigo, cevada, triticali e demais gramíneas ocasionando moléstias como a podridão comum da raiz, carvão do nó, ponta preta dos grãos e mancha marrom. No Brasil, este fitopatógeno encontra-se disseminado em todas as regiões tritícolas. A utilização de sementes sadias ou tratadas adequadamente com fungicidas é de grande importância para o controle do fungo que proporciona um aumento na produtividade. A identificação deste fitopatógeno é dificultada pela grande variabilidade fisiológica e morfológica que o mesmo apresenta. O presente estudo tem por objetivo verificar a diversidade genotípica de B. sorokiniana isolados de sementes de trigo do Brasil e de outros países, avaliando os polimorfismo inter e intra-específicos do genoma dos isolados utilizando URP-PCR. Para a realização deste trabalho está sendo utilizado amostras  monoconídias dos fungos. Para tanto, a partir de 25 isolados culturas polispóricas do fitopatógeno, foram coletados três conídios de cada amostra e inoculados, em placas de Petri contendo meio de cultura agar batata dextrose (BDA). Posteriormente, as placas foram incubadas a 280C por um período de 7 (sete) dias para a obtenção de três isolados monospóricos. Após a confirmação da pureza dos isolados monospóricos foram obtidos 75 isolados e estes submetidos à extração do DNA genômico, Para a amplificação do DNA genômico serão utilizados 12 oligonucleotídeos URP (Universal Rice Primer) com 20 mer cada.  Os produtos de amplificação serão analisados em gel de agarose 1,5%. Os resultados de amplificação obtidos até o momento, apontam para uma diversidade genômica, de alguns dos isolados, com alguns oligonucleotídeos, sendo que essa diversidade pode ser observada inclusive entre os três isolados monospóricos oriundos do mesmo isolado polispórico. O processo de amplificação dos isolados continua e a medida que estes estão sendo realizados as análises estão sendo feitas. Os dendogramas serão construídos a partir dos dados gerados para analise do coeficiente de similaridade entre os isolados.

 

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS


Palavras-chave:  Bipolaris sorokiniana, diversidade genotípica, fungo fitopatogênico, sementes de trigo, URP-PCR