25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:945-1


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

EXPRESSÃO DIFERENCIADA DO GENE PR1 DURANTE A GERMINAÇÃO, CONIDIOGENESE E PATOGENICIDADE EM METARHIZIUM ANISOPLIAE VAR. ANISOPLIAE E METARHIZIUM ANISOPLIAE VAR. ACRIDUM

Mariele Porto Craneiro Leão (UFPE); Fernando Dini Andreote (Embrapa); Welington Luiz de Araújo (UMC); Neiva Tinti de Oliveira (UFPE)

Resumo

Metarhizium anisopliae é um fungo entomopatogênico de grande importância econômica usado em todo mundo no controle biológico de insetos-praga. Porém, seu uso tem sido limitado devido o tempo de mortalidade ser relativamente alto quando comparado aos inseticidas químicos. Um estudo detalhado sobre o sincronismo da expressão de genes envolvidos na virulência é um passo importante na identificação de métodos para aumentar a sua eficácia. Em nosso trabalho foi analisada, através da técnica de qRT-PCR, a expressão do gene que codifica a protease (pr1), durante 10, 12 e 14h de germinação em meio YPD, durante 48, 72 e 96h de conidiogenese em meio YPD, em meio mínimo suplementado com carapaça de camarão e em meio mínimo suplementado com caseína e durante diferentes fases de patogenicidade em M. anisopliae var. anisopliae e em Metarhizium anisopliae var. acridum. Foi observado que durante a germinação, pr1 foi diferencialmente reprimido tanto em M. anisopliae var. anisopliae com em M. anisopliae var. acridum. Durante a conidiogenese, nos três meios analisados, pr1 foi diferencialmente induzido em ambas as variedades, observando-se menor indução no meio YPD e maior no Meio Mínimo suplementado de carapaça de camarão. Durante as fases de patogenicidade as duas variedades apresentaram menor indução no inseto morto e maior indução no inseto com micélio emergido. Ao comparar as duas linhagens, foi observado que durante a germinação, conidiogenese e patogenicidade, M. anisopliae var. anisopliae apresentou maior indução na expressão de pr1 do que M. anisopliae var. acridum, demonstrando que diferentes variedades de M. anisopliae podem apresentar variações na ativação de gene ligado à virulência para determinados hospedeiros. Os dados fornecidos por este trabalho contribuem para uma melhor compreensão do papel de genes individuais implicados na expressão diferenciada durante a adaptação desses fungos em diversos ambientes, representando uma importante ferramenta para programas de melhoramento genético de linhagens utilizadas no controle biológico de pragas.


Palavras-chave:  gene de patogenicidade, controle biológico, Metarhizium anisopliae