25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:896-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

EFICÁCIA ANTIBACTERIANA E CINÉTICA BACTERICIDA "IN VITRO" DO EXTRATO DA LIPPIA SIDOIDES CHAM. SOBRE S. AUREUS 

Andréia Fernanda Ramos de Freitas (UFPB); Viviane Araújo da Silva (UFPB); José Thalles Jucelino Gomes de Lacerda (UFPB); Maria do Socorro Viiera Pereira (UFPB)

Resumo

Staphylococcus aureus apresenta-se como microrganismo patogênico clássico sendo comumente reconhecido como agente etiológico de infecções hospitalares e comunitárias. O uso abusivo e indiscriminado de agentes antimicrobianos na prática clínica humana, tem levado ao surgimento e manutanção de resistência a drogas em S. aureus. Devido a sua grande versatilidade no desenvolvimento de resistência a vários antibióticos, a medicina alternativa vem buscando meios naturais no tratamento de infecções a longo prazo causado por essas bactérias. A utilização de plantas pela medicina popular e a divulgação dos seus êxitos, proporcionaram um conhecimento químico-farmacológico de milhares de plantas. Através do conhecimento das propriedades biológicas da Lippia sidoides Cham.(alecrim-pimenta), esta pesquisa teve por objetivos determinar a atividade antibacteriana e cinética bactericida in vitro do extrato das folhas do alecrim-pimenta sobre 20 linhagens de S. aureus de origem humana hospitalar multirresistentes. Os níveis de resistência foram determinados pelo método de diluição em placas usando-se concentrações crescentes e dobradas do extrato, determinando-se a concentração inibitória mínima (CIM). Os resultados mostraram destacável atividade antibacteriana da Lippia sidoides Cham. sobre todas as linhagens ensaiadas, observadas pela formação halos de inibição do crescimento bacteriano, que variaram de 10 a 24mm de diâmentro. A curva bactericida para a linhagem 102cc demonstrou no tempo inicial 2,2 x 106 UFC/mL e reduziu drasticamente este número para zero UFC/mL após 4 horas de exposição ao extrato. Os resultados deste estudo são promissores e indicam a importância de se avaliar meios alternativos e economicamente viáveis no combate a infecções e ao desenvolviemento de resistência a drogas em Staphylococcus aureus.


Palavras-chave:  Atividade antibacteriana, Cinética bactericida, Lippia sidoides Cham., Multirresistência, Staphylocuccus aureus