25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:866-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ESTUDO DA RESISTÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS ISOLADOS DE ALUNOS DE GRADUÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE 

Ivanize da Silca Aca (UFPE); Nathália Joanne Bispo Cézar (UFPE); Ewerton Lucena Ferreira (UFPE); Ana Catarina de Souza Lopes (UFPE); Maria Amélia Vieira Maciel (UFPE)

Resumo

Introdução: O Staphylococcus aureus é um dos principais microrganismos que compõem a microbiota dos seres humanos e também está relacionado a infecções comunitárias e hospitalares. A ocorrência de linhagens de S. aureus com resistência múltipla aos agentes antimicrobianos está disseminada em hospitais como também em profissionais de saúde.

Objetivo: Analisar o perfil de resistência de Staphylococcus aureus de isolados de alunos da área de saúde.

Materiais e Métodos: Foram analisadas 69 amostras de secreção da nasofaringe de alunos voluntários de graduação da área de saúde. As amostras foram coletadas utilizando-se swabs estéreis e semeadas em meio de ágar sangue, incubadas a 37º C durante 24 horas, sendo depois submetidas aos testes microbiológicos da coagulase e fermentação do manitol. O perfil de resistência foi determinado pelo método de difusão em disco, para os seguintes antimicrobianos: Penicilina (PN), Vancomicina (VA), Cloranfenicol (CLO), Eritromicina (ERI), Oxacilina (OXA), Cefoxitina (CFX), Clindamicina (CLI), Gentamicina (GN), Linezolida (LNZ) e Mupirocina (MUP).  RESULTADOS: Entre as amostras analisadas, 15 apresentaram resultados positivos nos testes bioquímicos, sendo identificadas como S. aureus. Quando submetidas ao antibiograma, 9 (60%) apresentaram-se resistentes a PN, 1(6,7%)  à ERI. Três amostras (20%) apresentaram o fenótipo intermediário à CLI, como também 10 (73,3%) a ERI. Em relação aos demais antimicrobianos, vancomicina , cloranfenicol, oxacilina, cefoxitina, gentamicina, linezolida  e mupirocina as amostras foram sensíveis. DISCUSSÃO: As amostras de S. aureus demonstraram resistência à penicilina e um fenótipo intermediário aos macrolídeos (ERI e CLI) sendo consideradas com perfil baixo de resistência.

CONCLUSÃO: As amostras de S. aureus isoladas da secreção nasofaringeana dos alunos de graduação apresentaram um baixo perfil de resistência diante dos antimicrobianos testados.

 


Palavras-chave:  S. aureus, resistência, antimicrobianos, microbiota