25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:866-1


Área: Patogenicidade Microbiana ( Divisão D )


ESTILO DE VIDA DOS BIOFILMES: DISPERSÃO DE BIOFILMES DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA DE PACIENTES COM FIBROSE CÍSTICA.

       

Eduardo José Valença Cordeiro Pires (UFPE); Valdemir Vicente da Silva Júnior (UFPE); Fábio Brayner dos Santos (UFPE); Maria Amélia Vieira Maciel (UFPE)

Resumo

Introdução: P. aeruginosa é um bacilo com limitada ação patogênica em pessoas hígidas, porém em pacientes com fibrose cística a infecção com este bacilo e a falha da terapia antimicrobiana pode gerar a cronificação da infecção que normalmente coincide com a mutação das cepas selvagens para as variantes mucóides.
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo, avaliar se o nitroprussiato de sódio (SNP) como doador de óxido nítrico, assim como, concentrações iguais ou menores que a concentração inibitória mínima de antimicrobianos CIM) impedem a formação de biofilmes por cepas mucóides de P. aeruginosa isoladas de pacientes com fibrose cística.Métodos: Biofilmes de P. aeruginosa foram formados em lâminas de vidro, dentro de placas de 24 poços para cultura de células, utilizando o caldo de infusão coração e cérebro como meio de cultivo. Em seguida, juntamente com as linhagens controle positivo e negativo, cada amostra foi tratada com 500nM de SNP, assim como 64 microlitros de ceftazdima, cefotaxima e aztreonam, incubados sob rotação de 120rpm a 37oC. As lâminas foram processadas para análise em microscopia eletrônica de varredura. Resultados: Os biofilmes foram formados com sucesso, nas linhagens bacterianas mucóides se mostraram muito mais complexos que os não mucóides. Para ambos fenótipos de P. aeruginosa, nenhuma formação de biofilme foi observada nas lâminas tratadas com SNP ou ainda com os antimicrobianos testados.
Conclusões: O SNP provou ser eficaz na inibição da formação de biofilmes, tanto para amostras mucóides e não mucóides. Embora altos títulos de antimicrobianos não fossem capazes de matar as cepas analisadas, concentrações menores foram capazes de eliminar a formação dos biofimes.                    
       


Palavras-chave:  P. aeruginosa, fibrose cística, biofilmes, óxido nitríco, Microscopia de varredura