25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:827-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE ANGICO PRETO ANADENANTHERA MACROCARPO

Jaqueline Rabelo de Lima (UECE); Claísa Andréia Silva de Freitas (UECE); Ana Lúcia Rodrigues da Silva (UECE); Antônia Narcélia de Oliveira (UECE); Nara de Andrade Parente (UECE); Patrícia Soares de Moura (UECE)

Resumo

1. Introdução

O uso de plantas na medicina popular antecede a qualquer prática farmacológica no Brasil, contudo muitas dessas preparações carecem de estudos que validem seus efeitos e comprovem sua atoxicidade. Fitofarmacos tem despontado ultimamente como alternativas economicamente mais acessíveis à população de baixa renda, em relação aos fármacos comuns, além de representarem um mecanismo potencial para o controle da disseminação da resistência antimicrobiana. A Anadenanthera macrocarpo é uma espécie de planta arbórea encontrada na caatinga, no nordeste brasileiro, sendo muito utilizada na medicina popular para curar algumas doenças e enfermidades. Dentro desse contexto este trabalho objetivou avaliar a atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico de Anadenanthera macrocarpo coletada na cidade de Crateús – CE, assim como investigar o grupo microbiano mais sensível ao extrato.

2. Material e Métodos

Extrato de Anadenanthera macrocarpo coletada na região de Crateús – CE, foi obtido por extração com etanol a frio. A partir desse extrato e álcool a 70% foram preparadas soluções hidroalcoólicas com concentrações de 200, 150, 100, 50 e 25 mg/mL, as quais foram testadas quanto a atividade antibacteriana frente a cepas de Salmonella enteritidis ATCC 2438, Staphylococcus aureus ATCC 12228 e Staphylococcus aureus ATCC 6538. Os testes foram realizados pelo método de Disco-Difusão.

3. Resultados e discussão

Evidenciou-se que para a cepa de S. aureus ATCC 12228 todas as concentrações do extrato testadas apresentaram halos de inibição iguais ou superiores (16mm) aos descritos como padrões de sensibilidade pelo NCCLS para importantes quimioterápicos utilizados, tais como vancomicina, gentilmicina, tobramicina e netilmicina. Enquanto, a cepa de S. aureus ATCC 6538 apresentou halos de inibição mínimo de 12 mm e máximo de 14 mm para as concentrações de 25 mg/mL e 200mg/mL, respectivamente. Contudo, constatou-se menor inibição para a cepa de Samonella enteritidis ATCC 2438 em todas as diluições avaliadas. Portanto, houve uma maior efetividade frente a cepas gram positivas.

4. Conclusões

Conclui-se que o extrato hidroalcoólico de Anadenanthera macrocarpo apresenta atividade antibacteriana, entretanto em menor intensidade para bactérias gram negativas.


Palavras-chave:  Fitofarmacos, Caatinga, Antimicrobiano