25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:759-2


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

ANÁLISE POPULACIONAL DE ACESSOS DE CRATYLIA ARGENTEA (DESV). O. KUNTZE (FABACEAE) E A RELAÇÃO DESTE GÊNERO COM OUTRAS LEGUMINOSAS.

Alexsandro Sobreira Galdino (UnB); João Paulo Matos Santos Lima (UFRN); Paulo Roberto Thiers (UFC); Glocimar Pereira da Silva (Embrapa); Thalles Barbosa Grangeiro (UFC)

Resumo

Cratylia argentea é uma leguminosa de ampla distribuição geográfica pertencente à subtribo Diocleinae, que possui um grande potencial econômico para melhorar os sistemas de produção de ruminantes, particularmente em zonas subúmidas dos trópicos. Essa espécie é capaz de resistir a secas prolongadas e possui grande tolerância a solos ácidos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise populacional em nível de seqüências de DNA, entre 11 acessos desta leguminosa, coletados em diferentes municípios dos Estados de Goiás (10) e Mato Grosso (1), mediante a amplificação e seqüenciamento do cluster gênico ITS--1, 5,8S, ITS-2 (Região ITS). Esses acessos foram obtidos do Banco de Germoplasma da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). O tamanho da região ITS dos acessos cariaram de 565 pb a 615 pb. O alinhamento da região ITS revelou a presença de várias inserções e remoções de nucleotídeos. Para o cálculo da matriz de distância, foi escolhido o modelo kimura-2 parâmetros. O algorítimo escolhido para a construção das topologias foi o agrupamento de vizinhos (neighbor joining), por levar em consideração evolução entre as seqüências. Esta análise mostrou que os 11 acessos de C. argentea formaram um único clado politômico, o que pode ser suportado pela tese da pouca antiguidade do gênero. Visto que a literatura relata que não existem diferenças morfológicas marcantes entre as espécies do gênero Cratylia, talvez, seria esperado e altamente provável que a comparação de acessos de uma mesma espécie revelasse um padrão homogêneo entre as seqüências. Outro estudo, utilizando seqüências do rDNA 18S, mostrou que C. argentea ficou agrupada em um clado separado, com espécies que indiscutivelmente são membros da mesma subtribo. Portanto, os resultados desse trabalho revelaram que o estudo de seqüências do rDNA pode constituir uma ferramenta poderosa para fins filogenéticos ou como um futuro marcador genético promissor para as espécies de Cratylia.


Palavras-chave:  Análise populacional, Cratylia argentea, leguminosas