25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:738-2


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

PURIFICAÇÃO DO EXTRATO DE TRICHOSPORON ASAHAII E AÇÃO INIBITÓRIA SOBRE PSEUDOMONAS AERUGINOSA

Cristiane Abe Gargel (UNESP); Aline Ramos da Silva (UNESP); Mariana Albano (UNESP); Pedro de Oliva Neto (UNESP)

Resumo

Introdução

Pseudomonas aeruginosa é a espécie de bactéria mais importante para as instituições públicas de saúde. É responsável por muitos casos de infecções em ambientes hospitalares e é resistente a muitos antibióticos.

Material e métodos 

A inibição de Pseudomonas aeruginosa foi avaliada a partir do extrato líquido de cultura de Trichosporon asahaii pelo Laboratório de Biotecnologia Industrial da UNESP- Assis, e identificado por Fernando Panhocca da UNESP- Rio Claro. Este extrato foi submetido a uma separação líquido-líquido, onde alguns solventes foram avaliados, dentre eles: álcool isobutílico, acetato de etila, acetato de butila e clorofórmio. As frações orgânicas obtidas foram secas por evaporação e diluídas em Tween 80®. A determinação do rendimento do extrato seco e a atividade antimicrobiana contra P. aeruginosa ATCC 27853 e ATCC 9027 foram produzidas através do método da Mínima Concentração Inibitória (CMI), pelo método da turbidez e também pelo plaqueamento no meio Luria Bertani.

Discussão dos resultados

O extrato de T. asahaii submetido à extração líquido-líquido pelo solvente clorofórmio inibiu o crescimento de P. aeruginosa mais do que os outros solventes, chegando a 100% de inibição, ao contrário dos demais solventes que não inibiram ou inibiram parcialmente o crescimento da bactéria. O rendimento do extrato foi de 2,2 g/100 ml de meio de cultura. O uso do método da turbidez para quantificar o crescimento de P. aeruginosa não foi válido porque o clorofórmio turvou o meio de cultura e a bactéria formou péletes no crescimento, causando problemas na quantificação da turbidez pelo espectrofotômetro. Por estas razões, o plaqueamento se mostrou mais apropriado à proposta.

Conclusão

O extrato concentrado de  T. asahaii obtido pela separação líquido-líquido com clorofórmio é efetivo na inibição de P. aeruginosa. O álcool isobutílico, o acetato de etila e o acetato de butila não foram recomendados. Para a quantificação do crescimento de P. aeruginosa, o teste de CMI através de plaquamento é recomendado  porém, o da turbidez não.

 

Apoio financeiro: FAPESP

 


Palavras-chave:  purificação, Concentração Mínima Inibitória, Trichosporon asahaii, Pseudomonas aeruginosa, antibiótico