25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:723-2


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

AVALIAÇÃO DO PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS E METAIS PESADOS DE BACTÉRIAS GRAM-NEGATIVAS ISOLADAS DAS ÁGUAS DO ARROIO DILÚVIO.

Julie Graziela Zanin (UFRGS); Daniele Vargas de Oliveira (UFRGS); Margaroni Fialho de Oliveira (UFRGS); Sueli Van Der Sand (UFRGS)

Resumo

O Arroio Dilúvio é o principal curso d’água da área urbana de Porto Alegre, tendo aproximadamente 19% de seu curso em Viamão, onde fica a nascente. Este córrego recebe anualmente 50 mil metros cúbicos de terra e lixo, além de carregar o esgoto cloacal de três bairros para o lago Guaíba. Além do esgoto doméstico, outros compostos também são ali despejados, resíduos provenientes de indústrias e centros de pesquisa localizados  nas imediações da região por onde passa o curso d’água. Desta forma o arroio é altamente poluído o que favorece a seleção de microrganismos resistentes aos compostos que ali se encontram.  Uma grande preocupação é a resistência a antimicrobianos uma vez que o arroio Dilúvio deságua no Guaíba de onde é captada a água que será tratada paro o uso no abastecimento da população. Devido a isso, este trabalho tem como objetivo avaliar o perfil de resistência aos antibióticos, metais pesado e desinfetantes das bactérias Gram-negativas isoladas do arroio. Duas coletas de água em  cinco pontos distintos ao longo do Arroio Dilúvio foram realizadas, a fim de se observar a variação na resistência da população microbiana no percurso do arroio. A água coletada foi diluída e semeada em ágar EMB (eosina azul de metileno) e incubada a 37°C por 24/48h. Após o isolamento de colônias, selecionadas pelo método do quadrante, foi realizada a coloração de Gram, para confirmar a pureza, forma e arranjo da célula e posteriormente armazenadas em glicerol. Foram isoladas 51 cepas da primeira coleta onde 32 apresentaram perfil bioquímico de E.coli, através das provas bioquímicas. Até o momento, 22 colônias foram testadas quanto a suscetibilidade aos seguintes antimicrobianos: amicacina, ácido nalidíxico, cefoxitina, ciprofloxacina, gentamicina, imipenem, nitrofurantoína e norfloxacina. Os isolados não apresentaram resistência estatisticamente significativa para nenhum dos antibióticos testados. Os demais testes se encontram em fase de execução.


Palavras-chave:  água, resistência, Escherichia coli, antibióticos, metais pesados