25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:705-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

AVALIAÇÃO DE DISCOS COM ALTA CONCENTRAÇÃO DE TOBRAMICINA PARA ANÁLIDE DA SUSCEPTIBILIDADE EM AMOSTRAS DE PSEDOMONAS AERUGINOSA ISOLADAS DE PACIENTES COM FIBROSE CÍSTICA.

Elenice Rosa de Aguiar Rodrigues (UERJ); Alex Guerra Ferreira (UERJ); Robson de Souza Leão (UERJ); Marcia Cruz Mota da Fonseca Jones (UERJ); Elizabeth de Andrade Marques (UERJ)

Resumo

A antibioticoterapia inalatória, que assegura altas concentrações pulmonares dos antimicrobianos, é recomendada para o manejo das infecções por Pseudomonas aeruginosa em pacientes com Fibrose Cística (FC). É importante que, nestes casos, os testes de sensibilidade sejam interpretados por metodologia baseada nos níveis que a droga atinge no pulmão. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi determinar a concentração inibitória mínima (CIM) para tobramicina (TOB) e estabelecer a correlação entre as CIMs e os resultados obtidos no teste com discos impregnados com altas concentrações de TOB. As CIMs de 160 amostras de P. aeruginosa foram determinadas pelo método de microdiluição e os pontos de corte usados para discriminar as categorias interpretativas (sensível [S] e resistente [R]) consideraram os níveis da droga no soro (Clinical Laboratory Standards Institute - Comite Americano-CLSI) e no pulmão (Comitê Espanhol de Antibiograma - Grupo MENSURA). Também foram realizados os métodos de disco-difusão (DD), utilizando discos comerciais (10µg) e discos preparados no laboratório, contendo altas concentrações de TOB 300µg, 600µg e 900µg. Ao utilizar os pontos de corte do CLSI (S= CIM 4µg/mL e R= CIM 16µg/mL) e do MENSURA (S= CIM 64µg/mL e R= CIM 128µg/mL), foi observado que dos 160 isolados, 116 (72,5%) foram S tanto pelos critérios do MENSURA quanto do CLSI. Das 44 amostras que se mostraram R pelos critérios do CLSI, apenas 25 manteriam esta classificação com a adoção das recomendações do MENSURA. Neste caso, o número de amostras S passou para 135 (84,3%). O índice de correlação entre a CIM e os resultados no DD mostrou melhor associação para os discos com 300mg de TOB. O teste de DD, usual na rotina laboratorial, para verificar a susceptibilidade de isolados bacterianos é baseado em níveis séricos do antimicrobiano (10µg). Nossos resultados mostraram que discos de 300mg de TOB têm melhor correlação com os níveis pulmonares obtidos após a antibioticoterapia inalatória. Tais resultados representam o primeiro passo para a adaptação dos testes de susceptibilidade voltados para esta nova estratégia na medida em que possibilitam a determinação de novos pontos de corte para o teste de disco-difusão, com a implantação de uma metodologia padronizada e confiável nos laboratórios de microbiologia.


Palavras-chave:  FIBROSE CÍSTICA, Pseudomonas aeruginosa, TOBRAMICINA