25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:704-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

ISOLAMENTO E SELEÇÃO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS SOLUBILIZADORAS DE FOSFATO INORGÂNICO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR CULTIVADAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

Marisângela Viana Barbosa (UAG/UFRPE); Maria Camila Barros Silva (UAG/UFRPE); Diogo Paes da Costa (UAG/UFRPE); Pedro Avelino Maia de Andrade (UAG/UFRPE); Michelangelo Oliveira Silva (UFRPE); Fernando José Freire (UFRPE); Júlia Kuklinsky-sobral (UAG/UFRPE)

Resumo

A interação bactéria-planta envolve vários mecanismos associados à planta e/ou aos microrganismos e o conhecimento destes processos pode permitir a exploração desta interação para o aumento da produtividade agrícola. As bactérias endofíticas podem contribuir para o crescimento, saúde e desenvolvimento vegetal por diferentes mecanismos, inclusive a disponibilização de nutrientes para a planta. Neste contexto, as bactérias solubilizadoras de fosfato dissolvem o fosfato insolúvel pela produção de ácidos orgânicos e inorgânicos e/ou pela diminuição do pH; conseqüentemente, ocorre a produção de fosfato disponível que pode ser capturado pelas plantas. É interessante salientar que as bactérias endofíticas com capacidade de solubilizar fosfato inorgânico ganham importância durante o processo de colonização, pois podem inicialmente colonizar superficialmente o hospedeiro e, conseqüentemente, provê-lo deste mineral essencial para o desenvolvimento vegetal. Desta forma, o trabalho teve por objetivo isolar bactérias endofíticas de diferentes variedades de cana-de-açúcar (Saccharum spp.), cultivadas no Estado de Pernambuco, e selecionar linhagens solubilizadores de fosfato inorgânico. Foram utilizadas amostras de folhas e raízes das variedades RB 92579, RB 863129 e RB 867515 de cana-de-açúcar, cultivadas na Usina Petribu S/A, em Lagoa de Itaenga, PE, coletadas entre 4 e 5 meses de cultivo. Após desinfecção superficial das amostras, foi realizado o isolamento das bactérias endofíticas em meio King-modificado onde a população bacteriana por grama de tecido vegetal fresco (UFC/g TVF) foi estimada pela contagem de colônias cultivadas. A seleção de bactérias solubilizadoras de fosfato inorgânico foi realizada em meio de cultura sólido contendo fosfato insolúvel e a presença de um halo claro em torno da colônia revelou as bactérias solubilizadoras. A densidade populacional total da comunidade bacteriana variou em torno de 104 a 108 UFC/g de tecido vegetal fresco, observando maior colonização nas raízes do que nas folhas. Foram isoladas 90 bactérias de cinco morfogrupos, e classificadas de acordo com sua coloração. Em relação à solubilização de fosfato inorgânico, 48 bactérias foram avaliadas, sendo 26 oriundas de folhas e 22 de raízes. Foi possível observar que 27% das bactérias analisadas, todas isoladas da raiz, foram capazes de solubilizar fosfato inorgânico in vitro. Portanto, foi possível concluir que durante o processo de interação endófito-cana-de-açúcar, a densidade populacional bacteriana foi influenciada pelos tecidos vegetais e que as variedades de cana-de-açúcar cultivadas no Estado de Pernambuco apresentam uma comunidade bacteriana endofítica com potencial aplicação para a promoção de crescimento vegetal, pois possuem a capacidade de solubilizar fosfato inorgânico.

Agências de Fomento: CNPq e FACEPE.


Palavras-chave:  promoção de crescimento vegetal, interação bactéria-planta, fosfato inorgânico, endófitos, diversidade microbiana