25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:672-2


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

DISSEMINAÇÃO DE L. MONOCYTOGENES NA CADEIA PRODUTIVA DE FRANGOS ISOLADAS NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL ANALISADAS ATRAVÉS DE PFGE

Karla Sequeira Mendonça (UFPel); Élen Silveira Nalério (UFPel); Márcia Ribeiro de Araújo (UFPel); Wladimir Padilha da Silva (UFPel)

Resumo

Listeria monocytogenes é uma bactéria patogênica de grande preocupação à saúde pública por causar infecções graves, apresentando alta taxa de mortalidade em pessoas imunocomprometidas. Devido ao alimento ser a principal fonte de contaminação por esse microrganismo, existe uma constante preocupação pela capacidade deste patógeno resistir às muitas etapas de processamento na indústria de alimentos, além de apresentar alta capacidade de colonização de superfícies pela formação de biofilmes. Dessa forma, pode se tornar endêmico em plantas de processamento, podendo contaminar o produto final. Este trabalho teve como objetivo determinar o perfil genotípico, pelo emprego da técnica de PFGE, de cepas de L. monocytogenes isoladas na cadeia produtiva de frangos da região sul do Rio Grande do Sul, a fim de estudar a sua disseminação em alimentos e no ambiente. A técnica de PFGE seguiu o protocolo preconizado pelo CDC PulseNet e a cepa controle estabelecida como padrão para PFGE, Salmonella enterica sorotipo Braenderup (H9812), foi utilizada como referência para a análise comparativa entre os perfis genotípicos. Foram selecionadas 3 cepas de L. monocytogenes sorotipo 4e, originárias da coleção de culturas do Laboratório de Microbiologia de Alimentos (DCTA/FAEM/UFPel), sendo uma cepa isolada em cloaca de frango nas granjas de criação, e duas em frango refrigerado em nível de comércio. A restrição do DNA cromossomal das cepas de L. monocytogenes foi realizada com as enzimas ApaI e AscI e a restrição da cepa padrão Salmonella enterica sorotipo Braenderup (H9812), com a enzima XbaI. A digestão foi realizada overnight a 25ºC para a enzima ApaI (160UµL), e a 37ºC para as enzimas AscI e XbaI (25UµL-1 e 10UµL-1, respectivamente). As cepas isoladas de frango refrigerado obtido no comércio e a cepa isolada da cloaca de aves apresentaram o mesmo perfil genotípico após a clivagem com as duas endonucleases, sendo, portanto consideradas geneticamente indistinguíveis. A cepa da cloaca de aves foi isolada em estabelecimento avícola cujas aves são abatidas no mesmo frigorífico onde foram industrializados os frangos refrigerados. Esse resultado é bastante interessante, pois demonstra a importância da matéria-prima na introdução de cepas no ambiente dessa indústria, e a posterior contaminação do produto final.


Palavras-chave:  Alimento, Disseminação, Listeria monocytogenes, PFGE, Planta de processamento