25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:644-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

PERFIL DE SENSIBILIDADE DE MICRORGANISMOS ISOLADOS EM AMOSTRAS DE SECREÇÃO TRAQUEAL E HEMOCULTURA DE PACIENTES EM VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UTI DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PONTA GROSSA - PARANÁ

Larissa Bail (UEPG); Carmen Antonia Sanches Ito (UEPG); Maria Dagmar Rocha (UEPG); Cesar Roberto Busato (UEPG); Emanoel Severo (UEPG); Lorena Christine Wiecheteck Brito (UEPG)

Resumo

Introdução: pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é a infecção hospitalar mais comum nas unidades de terapia intensiva (UTI), estando associada à alta mortalidade. A escolha inicial do esquema antimicrobiano tem  importância crítica para determinar a evolução clínica dos pacientes com PAVM, já que na maioria dos casos são tratados de forma empírica devido à gravidade do quadro. Objetivo: avaliar o perfil epidemiológico e de sensibilidade dos microrganismos isolados em amostras de aspirado traqueal e hemocultura de pacientes internados na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa (SCMPG), para direcionamento da antibioticoterapia empírica de pacientes com pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM). Material e métodos: foram analisados os prontuários de todos os pacientes internados na UTI da SCMPG que estiveram em ventilação mecânica no período de julho de 2007 a julho de 2008. Resultados: 114 pacientes estiveram em ventilação mecânica durante o período avaliado e 103 microrganismos foram isolados. Bacilos Gram negativos foram isolados em 68 amostras (66%). Destes 35 (34%), eram não fermentadores da glicose e 33 (32%) enterobactérias. Cocos Gram positivos foram isolados em 24 (23,3%) amostras e outros como Haemophilus spp. e Candida spp. em 11 amostras (10,7%). Entre os Gram negativos, Acinetobacter baumannii foi o microrganismo mais isolado (20,4%) e apesar de 6 amostras serem resistentes ao meropenem não foi isolado nenhum pan-resistente. Permaneceram sensíveis à Tobramicina (95,2%), gentamicina (80%), meropenem (71,4%) e ampicilina/sulbactam (71,4%) enquanto menos de 20% das amostras eram sensíveis à amicacina, ciprofloxacina, cefepima, ceftazidima e aztreonam. Pseudomonas aeruginosa foi isolada em 14 amostras e surpreendentemente mostrou-se com boa sensibilidade aos antimicrobianos. Entre as enterobactérias destacou-se o gênero Klebsiella (13 amostras) com alta taxa de resistência, 9 delas eram produtoras de beta-lactamase de espectro expandido.  Staphylococcus aureus foi isolado em 20 amostras (19,4%), dos quais 6 (30%) eram resistentes à oxacilina (MRSA). Conclusão: A antibioticoterapia empírica para PAVM na UTI da SCMPG deverá ser padronizada levando em consideração a alta prevalência principalmente de A. baumannii e Klebsiella spp com muti-resistência, além de MRSA.


Palavras-chave:  pneumonia, ventilação mecânica, perfil de sensibilidade, secreção traqueal