25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:617-1


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOBRE O MUNDO MICROBIOLÓGICO

Karina Heck da Silva (UFRGS); Daniel Derrossi Meyer (UFRGS); Carolina de Souza Gusatti (UFRGS); Renata Caron Viero (UFRGS); Kátia Valença Correia Leandro da Silva (UFRGS)

Resumo

A compreensão sobre fenômenos biológicos do cotidiano – degradação de resíduos orgânicos, interações ecológicas e produções industriais - muitas vezes não está ao alcance dos alunos, principalmente quando se trata de Microbiologia, em que os organismos não são visíveis a olho nu. O objetivo deste trabalho foi levar informações sobre Microbiologia para 25 alunos de uma escola pública de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Porto Alegre – RS. Por meio de questionários de sondagem, foi levantada a questão sobre a importância de micro-organismos no cotidiano. Foram realizadas oficinas interativas, com conversas informais, mostra de imagens, e discussões de tópicos. Foram utilizados meios de culturas para coletar amostras ambientais e testar produtos de uso doméstico. Foi realizada a semeadura das amostras, e a observação de colônias bacterianas. Assim, os alunos puderam verificar que os micro-organismos são onipresentes no ambiente. Dos locais escolhidos pelos alunos, o com maior prevalência de coletas foi a sola do sapato (28,5%). Os resultados da sondagem apontaram que, para 50% dos alunos, micro-organismos têm importância humana e ecológica; 16,6% afirmam que a maioria dos micro-organismos causa doenças; para 4,16% todos são prejudiciais à saúde; outros 4,16% disseram que não há microbiota presente no corpo humano; e 16,6% não souberam responder. À medida que discussões foram estabelecidas com os alunos, surgiram questões sobre fenômenos de decomposição, importância de baixas temperaturas para conservação de alimentos, mecanismos de tratamentos de efluentes e resíduos orgânicos, eficiência de produtos de limpeza, interação homem/micro-organismo, produção/uso de antibióticos, e produções de escala industrial. Com esses resultados, enfatiza-se a importância de atividades práticas/interativas de Microbiologia nas escolas. Assim, para um maior dimensionamento da existência dos seres microscópicos, é importante um maior entendimento sobre as interações micro-organismos/natureza e homem/micro-organismos, a fim de sanar dúvidas relacionadas principalmente com a saúde e o ambiente.


Palavras-chave:  Educação, Ensino de Jovens e Adultos, Microbiologia, Oficinas de Microbiologia