25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:612-1


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIA PRESENTE NA ZONA INDUSTRIAL DE CUBATÃO-SP, COM POTENCIAL PARA DEGRADAÇÃO DE FENOL

Elen Aquino Perpetuo (CEPEMA-POLI-USP); Ingrid Regina Avanzi (CEPEMA-POLI-USP); Louise Hase Gracioso (CEPEMA-POLI-USP); Marinalva Martins Pinheiro (USP); Carlos Frederico Martins Menck (USP); Claudio Augusto Oller do Nascimento (CEPEMA-POLI-USP)

Resumo

INTRODUÇÃO: Os compostos fenólicos constituem um grupo tóxico de poluentes ambientais descartados do processo de muitas indústrias, tais como refinarias de óleo e indústrias químicas e são listados como os principais poluentes pelas agências de proteção ambiental de vários países. OBJETIVOS: O presente projeto pretende isolar e identificar linhagens de microrganismos presentes no meio ambiente e que tenham capacidade de degradar o fenol e também outros aromáticos visando aplicação no processo de biorremediação. MATERIAL E MÉTODOS: A seleção de bactérias resistentes e com potencial para utilização do fenol como fonte de carbono, foi realizada através de crescimento em meio seletivo (meio mínimo mineral contendo 25 mg/L de fenol) à temperatura ambiente. A avaliação do crescimento foi feita após 30 dias e os microrganismos provenientes de colônias isoladas foram plaqueados em meio contendo concentrações crescentes de fenol. Uma das linhagens sobreviveu a altos níveis de concentração de fenol e foi utilizada nos ensaios de biodegradação que envolviam: crescimento celular, consumo de fenol e identificação de seus intermediários. Esta linhagem foi identificada através de extração do DNA genômico, amplificação e seqüenciamento do gene 16S rDNA. A sequência do gene foi amplificada por PCR com os primers universais Eubac 27F (5´AGAGTTTGATCCTGGCTCAG 3´) e 1401R  (5´CGGTGTGTACAAGACCC 3´) e Taq polimerase. Os produtos de PCR foram purificados e uma sequência do gene 16S contendo 908 pares de bases foi obtida em ambas as direções para esta cepa. RESULTADOS: A sequência obtida para a linhagem isolada foi comparada com sequências do banco de dados (BLAST, GenBank) e apresentou 95% de similaridade com Pseudomonas aeruginosa, demonstrando ser uma bactéria do gênero Pseudomonas. Ensaios de biodegradação e crescimento em fenol como única fonte de carbono, demonstraram que esta cepa é capaz de consumir até 800 ppm de fenol em apenas 24h, mineralizando totalmente este composto. CONCLUSÃO: A linhagem de Pseudomonas sp isolada da zona industrial de Cubatão-SP apresenta alta tolerância à toxicidade do fenol e consequentemente pode ter potencial aplicação no biotratamento de efluentes contendo altas concentrações de compostos fenólicos ou em biorremediação de solos in situ.

Suporte financeiro: FAPESP, CNPq, FUSP


Palavras-chave:  fenol, biodegradação, 16s, biorremediação, compostos fenólicos