25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:587-2


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

ANTAGONISMO A FUNGOS FITOPATOGÊNICOS E PRODUÇÃO DE MOLÉCULAS QUORUM SENSING POR BACTÉRIAS EPIFÍTICAS DE SOJA

Mírian Lobo Sáber (Esalq / USP); Vanessa Nessner Kavamura (Esalq / USP); Fernando Dini Andreote (Embrapa); Itamar Soares de Melo (Embrapa)

Resumo

A soja é a planta oleaginosa mais cultivada no mundo, sendo uma das mais importantes no contexto da fitopatologia. Esta cultura é afetada por diversos tipos de microrganismos fitopatogênicos, responsáveis por grandes prejuízos em sua produção. A filosfera comporta uma extensa diversidade de microrganismos epifíticos, de imensa importância por interagir com a planta, por exemplo, conferindo resistência a diversos fatores ambientais, como a fitopatógenos. O sistema de comunicação bacteriano, chamado quorum sensing, permite que as bactérias controlem diversas características, dentre as quais se destaca a produção de biocompostos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade de antagonismo das bactérias epifíticas de soja contra os patógenos Phytium aphanidermatum e Rhizoctonia solani, além de detectar a produção de moléculas quorum sensing por estas bactérias. Para a obtenção dos isolados bacterianos discos de tecido vegetal foram selecionados e submetidos a uma agitação de 150 rpm por 2 h em tampão PBS, seguidas de cultivo em meio de cultura não seletivo caldo de triptona (TSB) 5%. A atividade de antagonismo foi determinada pelo cultivo dos isolados em meio de cultura caldo de triptona com ágar (TSA) por dois dias, seguido de inoculação dos fitopatógenos utilizados. A inibição do desenvolvimento foi caracterizada visualmente mediante medida do halo produzido em comparação ao controle, sendo pouca inibição (zona menor que 5 mm), média inibição (zona entre 5 e 15 mm) e ótima produção (zona maior que 15mm). Os valores obtidos dos 57 isolados testados foram 6, 4 e 8, para pouca, média e ótima inibição, respectivamente. Com relação à produção de moléculas quorum sensing, esta característica foi avaliada por meio de cultivo conjunto dos isolados avaliados com o bioindicador Agrobacterium tumefaciens NTL4, contendo o plasmídio pZLR4. Este bioindicador torna-se azul na presença de moléculas quorum sensing produzidas pelo isolado a ser testado. No total, 10 isolados foram capazes de induzir este fenótipo na linhagem indicadora. Dentre estes isolados, apenas um com atividade antagônica a fitopatógenos produziu moléculas quorum sensing. Os próximos estudos focarão neste isolado com a finalidade de determinar o papel destas moléculas na interação entre bactérias epifíticas e fitopatógenos de soja.

Apoio financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).


Palavras-chave:  Antagonismo, Epifíticas, Fitopatógenos, Soja, Quorum sensing