25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:565-2


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

BIOPROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS METILOTRÓFICAS FACULTATIVAS ASSOCIADAS AO FEIJÃO CAUPI (VIGNA UNGUICULATA)

Pedro Avelino Maia de Andrade (UAG/UFRPE); Luana Lira Cadete (UAG/UFRPE); Diogo Paes da Costa (UAG/UFRPE); Marisangela Viana Barbosa (UAG/UFRPE); Michelangelo Oliveira Silva (UFRPE); Fernando José Freire (UFRPE); Júlia Kuklinsky-sobral (UAG/UFRPE)

Resumo

O feijão caupi é uma das culturas mais importantes das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Na busca de alternativas sustentáveis, estudos têm mostrado que as bactérias metilotróficas facultativas de pigmentação rosa possam estar envolvidas na formação de nódulos e fixação de nitrogênio em leguminosas, sugerindo que este grupo poderia ter importante envolvimento na interação bactérias-leguminosas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivos: i) isolar bactérias endofíticas, de caule e raiz, e epifíticas do rizoplano de plantas de feijão caupi; ii) selecionar bactérias metilotróficas facultativas de pigmentação rosa (possíveis integrantes do gênero Methylobacterium - PPFMs); e iii) avaliar a capacidade de fixar nitrogênio das bactérias selecionadas. As bactérias foram isoladas em meio TSA 10% e selecionadas aquelas que apresentaram pigmentação rosa e com as mesmas características de borda e textura. Os isolados de pigmentação rosa foram avaliados quanto a sua capacidade de crescer em meio MMS, com o metanol como fonte de carbono. A capacidade de fixar nitrogênio foi avaliada em meio semi-sólido NFb. Foi observado que a densidade populacional variou de 103 a 107 UFC/g de tecido vegetal fresco e que a colonização foi influenciada pelos tecidos vegetais, havendo predominância na região do rizoplano e raiz. Além disso, foi observado haver a presença de bactérias metilotróficas facultativas de cor rosa associadas a plantas de feijão caupi, dezenove bactérias foram selecionadas e todas cresceram em meio de cultura seletivo para bactérias metilotróficas. Foi observado em 26% das bactérias PPFMs apresentaram capacidade de crescer em meio NFb, sem fonte de nitrogênio, O crescimento foi visualizado como uma fina película típica próxima à superfície do meio, formando um menisco. Portanto, conclui-se que na interação bactéria-feijão caupi, a colonização bacteriana foi influenciada pelos tecidos vegetais, havendo predominância na região do rizoplano e raiz e nesta comunidade bacteriana há a presença de bactérias metilotróficas facultativas de cor rosa, inclusive com algumas estirpes apresentando a capacidade de fixar nitrogênio.

Agências de fomento: CNPq e FACEPE.


Palavras-chave:  interação bactéria-planta, Methylobacterium, fixação de nitrogênio, bactérias endofíticas, feijão caupi