25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:499-3


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE MÉIS DE ABELHA APIS MELLIFERA PRODUZIDOS NA REGIÃO DE CRATEÚS-CE

Jaqueline Rabelo de Lima (UECE); Claisa Andréa Silva de Freitas (UECE); Isabel Cristina N. da Silva (UECE); Mariane Silveira Magalhães (UECE); Patrícia Soares de Moura (UECE)

Resumo

Palavras-chave: controle, mel, microbiano.

Durante milhares de anos, o mel foi utilizado como fonte de alimento e de tratamento para diversas doenças, graças a inúmeras propriedades atribuídas ao mesmo. A composição dos micronutrientes do mel é bastante variável, sendo influenciada por sua origem floral e geográfica, assim como pelas condições climáticas do local de produção, sendo, por isso, classificado com um alimento complexo do ponto de vista biológico e analítico.

Diante do exposto, este trabalho objetivou avaliar a atividade antimicrobiana dos méis produzidos na região de Crateús-CE e identificar o grupo microbiano (Gram positivos ou negativos) mais sensivel aos méis.

Foram analisadas 20 amostras, de méis colhidas nas comunidade produtoras da região de Crateús, totalizando 10 produtores. Para o experimento foram utilizadas cepas de Salmonella Enteritidis ATCC 2438, Staphylococcus epidemidis ATCC 12228 e Staphylococcus aureus ATCC 6538. Os testes foram realizados pelo método de Disco-Difusão.

A partir da análise dos resultados, verificou-se que oito amostras, 40% do total, apresentaram diâmetro do halo de inibição igual ou superior a 15 mm para Salmonella Enteritidis ATCC 2438. Esse é o diâmetro a partir do qual as cepas são consideradas sensíveis a ampicilina, o que é muito relevante em função da reconhecida patogenicidade desse microrganismo. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, S. Enteritidis é uma das espécies mais comuns em todo o mundo, sendo responsável por grande parte das doenças transmitidas por alimentos.

Para cepa de S. epidemidis ATCC 12228, apenas uma amostra apresentou diâmetro de inibição igual a 15 mm, porém para S. aureus ATCC 6538 37 do total de amostras 85% apresentaram diâmetros iguais ou superiores a 15 mm, o que representa um diâmetro equivalente aos descritos pela NCCLS (2005) para os antibióticos gentamicina, canamicina, netilmicina, tobramicina e estreptomicina.

O presente estudo evidenciou uma atividade antimicrobiana dos méis produzidos em Crateús, apresentado maior sensibilidade frente as bactérias Gram positivas.


Palavras-chave:  Controle, Mel, Microbiano