25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:489-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

DETECÇÃO DE BIOFILMES MICROBIANOS MISTOS EM BORRACHAS DE LÁTEX DE ORDENHADEIRA MECÂNICA POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA

Poliana de Castro Melo (UNESP); Suzy Sviech dos Santos (UNESP); Viviane de Souza (UNESP); Maria Izabel Merino de Medeiros (UNESP); Antônio Nader Filho (UNESP); Denise Von Dolinger de Brito (UFU); Paulo Pinto Gontijo Filho (UFU); Cláudia Aparecida Rodrigues (UNESP)

Resumo

No processo de obtenção do leite podem ocorrer contaminações com bactérias presentes no úbere e com todo o material que está em contato com o leite cru durante a ordenha. Os depósitos em superfícies, principalmente borrachas, que entram em contato com o leite são considerados focos importantes de contaminação. O objetivo do presente trabalho foi verificar a formação de biofilmes em borrachas de látex provenientes de insufladores e da tampa do transferidor de leite em uma propriedade leiteira na região de Indianópolis-MG. Foram utilizadas cinco borrachas de látex sendo, uma de cada conjunto de insufladores, e uma borracha da tampa do transferidor de leite, as quais após quatro e oito meses de uso, respectivamente, foram levadas ao laboratório de microscopia eletrônica da Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal onde cada uma das amostras foram cortadas em oito fragmentos de aproximadamente 0,5 cm e fixadas em glutaraldeído 3% e tampão fosfato 0,1M pH 7,4 por 48 horas, lavadas em tampão fosfato e pós-fixadas em tetróxido de ósmio por 12 horas, depois de lavadas em tampão fosfato foram desidratadas em série crescente de álcool e feita a secagem das amostras seguida da metalização e concluindo com as eletrón-micrografias em microscópio eletrônico de varredura. Os resultados revelaram a formação de biofilmes microbianos mistos na borracha da tampa do transferidor que estava sendo utilizada por período de oito meses, foi possível visualizar também cortes e fissuras na borracha, e a presença de fungos. Os insufladores apresentaram uma grande quantidade de fungos aderidos nas borrachas onde foi possível verificar também desgastes e a presença de muitas fissuras onde os fungos preferencialmente aderiram. Nos insufladores não foi verificado a adesão bacteriana, provavelmente, devido a uma melhor higienização dos mesmos e menor tempo de uso quando comparado com a borracha da tampa do transferidor. Entretanto, foi possível visualizar a contaminação e o desgaste dos mesmos sendo recomendado a troca das borrachas de látex a cada 250 ordenhas. Conclui-se, que o uso constante destes materiais além do tempo recomendado pelo fabricante compromete a higiene dos equipamentos e a qualidade do leite que está em contato com estes materiais, além do que permite a formação de biofilmes que é uma fonte de contaminação permanente para o leite.

 

Apoio: Fundação Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).


Palavras-chave:  Biofilmes, Borrachas, Microscopia Varredura, Ordenhadeira Mecânica