25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:486-2


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO EM MICROBIOLOGIA EM ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA-RJ

Lidiane de Castro Soares (UFRRJ); Ingrid Annes Pereira (UFRRJ); Shana de Mattos de Oliveira Coelho (UFRRJ); Marcelo Santos de Oliva (UFRRJ); Miliane Moreira Soares de Souza (UFRRJ)

Resumo

O conhecimento básico em microbiologia é importante na formação de qualquer pessoa, independente do nível socioeconômico, pois aspectos relacionados a essa ciência estão presentes no cotidiano em temas como saneamento básico, higiene pessoal, conservação de alimentos e saúde. Para avaliar o grau de integração dos conhecimentos microbiológicos adquiridos na escola com os conhecimentos cotidianos, trazidos das experiências pessoais e coletivas dos estudantes, foi aplicado um questionário exploratório entre alunos do 9° ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio de unidades escolares da rede pública e particular do município de Seropédica, perfazendo um total de 75 e 37 alunos por série, respectivamente. O questionário foi composto por dez questões versando sobre diferentes conteúdos de microbiologia aplicada ao cotidiano dos estudantes, tais como microrganismos como agentes etiológicos de doenças importantes em saúde pública e sua via de transmissão, conceitos de higiene pessoal, saúde, saneamento básico, automedicação e conservação dos alimentos, além de uma questão conceitual de microbiologia. Cada questão continha quatro alternativas, sendo apenas uma correta. As questões 5 e 6, abordando conceitos de higiene pessoal obtiveram os mais elevados percentuais de acerto,  entre 94,10 e 100 %, não havendo diferença entre o nível de compreensão dos alunos EF e os do EM. Por outro lado, na questão referente à conceituação dos diferentes grupos de microrganismos, o índice de acertos foi o menor em ambos os segmentos, com média de 11,8 e 52,4% no colégio particular e 19,5 e 50 % no colégio público, para os estudantes do EF e EM, respectivamente. Tais resultados corroboram com a idéia de que os estudantes têm maior facilidade em se apropriar de conceitos com inserção direta no cotidiano. Tal inferência aponta para o fato de que apesar destes conteúdos estarem presentes nos livros didáticos existe uma dificuldade entre os alunos de compreenderem tais assuntos, sugerindo que seja necessário aproximar este conteúdo dos mesmos por meio de diferentes metodologias de ensino, como por exemplo, a observação prática e a experimentação, além de propor também o desenvolvimento e a aplicação de atividades lúdicas, como jogos e confecção de modelos tridimensionais microbiológicos no ensino de microbiologia.


Palavras-chave:  microbiologia aplicada, conhecimento cotidiano, metodologias de ensino