25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:486-1


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

DETECÇÃO DOS GENES ICAA E ICAD E DA PRODUÇÃO FENOTÍPICA DE SLIME EM ISOLADOS DE STAPHYLOCOCCUS COAGULASE-NEGATIVOS DE MASTITE BOVINA.

 

Lidiane de Castro Soares (UFRRJ); Shana de Mattos de Oliveira Coelho (UFRRJ); Ingrid Annes Pereira (UFRRJ); Bruno Rocha Pribul (UFRRJ); Miliane Moreira Soares de Souza (UFRRJ)

Resumo

Staphylococcus spp. coagulase-negativos (SCN) tem sido implicados na etiologia das infecções intramamárias. A adesão deste microrganismo ao epitélio da glândula mamária é considerada o primeiro ponto crítico na patogenia da mastite sendo facilitada pela produção de uma camada espessa mucopolissacarídica denominada slime.  A formação do slime é controlada pelo locus icaADBC e os genes icaA e icaD possuem importante papel nesse processo. Um total de 100 isolados foi avaliado por técnicas fenotípicas e genotípicas quanto a produção do slime.  A produção fenotípica foi avaliada através da variação de coloração da colônia em ágar Vermelho Congo (CRA) e da observação de uma película corada com fucsina formada pelo crescimento em microplaca contendo caldo tripticase soja com 0,24% de sacarose. A Amplificação em Cadeia de Polimerase foi utilizada para detectar os genes icaA e icaD e avaliar a indução de sua expressão após seu cultivo em caldo Infusão de Cérebro e Coração contendo quantidade maior de sacarose (1%). Na técnica do CRA, 46% dos isolados produziram colônias negras sendo considerados positivos. Na técnica utilizando microplacas foi detectada formação de película em 77% dos isolados caracterizando positividade para a produção de slime. A presença do gene icaA e icaD  foi detectada em 9% e 10% dos isolados que apresentaram colônias negras, respectivamente. Acredita-se que a expressão fenotípica da produção de slime pode estar associada à presença de outros genes. Também não foi observada diferença quanto a detecção dos genes antes e após a indução. Segundo dados da literatura a fase de variação da produção de slime pode ocorrer, e isolados de Staphylococcus spp. produtores de slime podem não produzi-lo após indução. Esta variação está sob regulação do locus icaADBC e ocorre quando esses genes são inativados ou tem baixa regulação na expressão gênica.


Palavras-chave:  GENES, ICAA, ICAD, STAPHYLOCOCCUS, MASTITE BOVINA