25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:480-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

OLIGOSSACARÍDEOS O-LIGADOS SÃO EPITOPOS IMUNODOMINANTES DA PEPTIDEORAMNOMANANA PRESENTE NO MICÉLIO DE SCEDOSPORIUM PROLIFICANS

Mariana Ingrid Dutra da Silva (UFRJ); Vera Carolina Bordallo Bittencourt (UFRJ); Rosa Maria Tavares Haido (UNIRIO); Guilherme Lenz Sassaki (UFPR); Ricardo Wagner (UFPR); Philip Albert Joseph Gorin (UFPR); Eliana Barreto Bergter (UFRJ)

Resumo

   Scedosporium prolificans é um fungo filamentoso oportunista emergente associado com infecções disseminadas ou localizadas e apresenta uma alta resistência a praticamente todos os antifúngicos de uso clínico.

   Peptidorhamnomannans (pRMs) são glicoconjugados majoritários presentes na parede celular dos fungos do gênero Scedosporium e de outros gêneros. Oligossacarídeos O-ligados à pRM foram  isolados e caracterizados por nosso grupo, através de beta eliminação redutiva da pRM.

   A pRM é constituída por oligosacarídios N- e O-ligados e este glicoconjugado é reconhecido por soro  hiper imune de coelho anti células totais de S.prolificans. Com o objetivo de identificar que porção da molécula é reconhecida por estes anticorpos, oligossacarídeos O-ligados à pRM foram  isolados e caracterizados por nosso grupo, através de beta eliminação redutiva da pRM. Uma comparação entre a reatividade da pRM de-O-glicosilada com a pRM intacta, utilizando soro de coelho anti - S. prolificans foi feita e os resultados mostraram que 80% da reatividade foi perdida após a b-eliminação da pRM. A antigenicidade dos oligossacarídeos O-ligados da pRM foi avaliada pela sua capacidade de inibir a reação entre a pRM de micélio e o soro hiperimune de coelho anti – S. prolificans  em um ensaio imuno-enzimático (ELISA). Foi obtida até 70% da inibição com a fração hexasacaridica que contém unidades terminais de a-Ramp-(1→2)-a-Rhap-(1→3)-a-Ramp-(1→3). Assim, oligossacarídeos O-ligados à pRM, apesar de serem  componentes menos abundantes na pRM de S. prolificans, podem representar uma parte significativa da antigenicidade da pRM.   Além da contribuição desses oligossacarídeos O-ligados no reconhecimento pelos anticorpos,  o papel da pRM intacta de S. prolificans na adesão dos seus conídios à macrófagos peritoneais de camundongo foi estudada. A remoção das pRMs da superfície dos conídios de S. prolificans por extração com tampão a quente levou a uma diminuição significativa no índice fagocítico. Esses resultados preliminares sugerem o seu envolvimento na interação macrófagos – conidios.

 


Palavras-chave:  Oligossacarídeos O-ligados, Peptideoramnomanana, Scedosporium prolificans