25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:461-1


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

ANÁLISE DE PEPTIDASES DOS FUNGOS CANDIDA FAMATA-LIKE E TRICHOSPORON CUTANEUM ISOLADOS DO MEIO AMBIENTE.

Ingrid Medeiros (UFRJ); Barbara Lopes (UFRJ); Alane Vermelho (UFRJ)

Resumo

Com o desenvolvimento da indústria avícola, hoje o Brasil é o maior exportador e terceiro produtor de frangos. Em 2008 gerou 800.000 toneladas de penas como resíduo, constituídas por 90% de queratina, apresentando potencial para serem usadas como fonte de proteínas. As queratinas são rígidas e resistente, mas podem ser hidrolisadas pelas queratinases, um tipo de peptidase. No presente trabalho, foram analisadas as enzimas proteolíticas extracelulares, dos fungos C.famata–like e T.cutaneum isolados do solo, com o objetivo de avaliar a possibilidade do uso destas amostras  microbianas  em processos de biorremediação.

Os fungos foram cultivados em meio extrato de levedura durante 7 dias a 28°C, e inoculados em meio com penas de frango (1%) nas mesmas condições. O sobrenadante foi concentrado 30X contra Polietilenoglicol para análise através de SDS-PAGE e zimografias utilizando diferentes substratos. A análise quantitativa foi feita com o sobrenadante não concentrado através de dosagens da atividade gelatinolitica e queratinolitica, e determinação da concentração de proteínas.

 Na  C.famata-like cultivada nos dois meios de cultura, observou-se proteínas em SDS-PAGE na faixa de ~96,2 e ~17,7 KDa. Na zimografia com caseína e BSA incorporados no gel, foram detectadas peptidases na faixa de 46,5-79,9 KDa somente para o fungo T.cutaneum quando cultivado em meio extrato de levedura. Com os substratos gelatina e queratina, não detectou-se atividade enzimática. Na dosagem de proteínas, foi observado nas amostras cultivadas em meio extrato de levedura ~ 10mg/mL de proteínas, e em meio de penas, ~ 0,5 mg/mL. Na de gelatina, foi detectada ~ 0,4 U/mL das gelatinases em C. Famata-like cultivada nos dois meios e, a amostra T. Cutaneum apresentou mesma quantidade em meio de penas porém, quando cultivada em meio extrato de levedura, observou-se ~10 U/mL de atividade gelatinolítica. A dosagem de queratina não mostrou atividade em nenhuma amostra.


Palavras-chave:  Fungos, Penas, Peptidases