25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:450-2


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

FORMAÇÃO DE BIOFILMES POR LISTERIA MONOCYTOGENES EM SUPERFÍCIES DE AÇO INOXIDÁVEL USADO EM LATICÍNIOS NA PRESENÇA DE LACTOBACILLUS PLANTARUM

Bruna Nicolosi Franzini Silva Travagin (ESALQ-USP); Natália Salaro Grigol (ESALQ-USP); Nicolle Ferraz de Arruda (ESALQ-USP); Natália Sérgio Xavier (ESALQ-USP); Paula Bortolotto Mendes Ramos (ESALQ-USP); Leilane de Bernardini (ESALQ-USP); Milla Gabriela dos Santos (ESALQ-USP)

Resumo

1)Introdução:Biofilmes de bactérias patogênicas como Listeria monocytogenes, são importantes em indústrias de laticínios pelos riscos de contaminação dos produtos e surtos de listeriose nos consumidores. Os estudos, em geral, visam isoladamente o patógeno e a superfície de aderência, mas numa situação real em laticínios, L. monocytogenes viverá numa comunidade de diferentes espécies, entre elas as bactérias lácticas. 2)Objetivo:Avaliar a habilidade da formação de biofilme por Listeria monocytogenes na presença de resíduos de leite em competição com Lactobacillus plantarum, produtora de bacteriocina.3)Materiais e Métodos:Cupons de 50x20mm de aço inoxidável 304, foram imergidos em um béquer com 1.800 mL de leite UHT, inoculado  10 mL de uma suspensão McFarland 0,5 L. monocytogenes e 10 mL de L. plantarum. O material permaneceu sob agitação a 35ºC/10 horas, proporcionando tempo de adesão e em seguida os cupons foram acondicionados em placas de Petri forradas com papel filtro e incubados 35°C/18 horas. Foram feitas análises dos cupons após 10 horas de adesão e 18 horas de formação do biofilme, através da técnica do suabe, obtendo-se as diluições seriadas. Para a contagem, foi feita a inoculação em superfície de ágar Oxford para L. monocytogenes e pour plate com overlay em ágar MRS para L. plantarum, resultados expressos como UFC/cm². Ensaios paralelos foram realizados com culturas puras de L. monocytogenes e L. plantarum, para a comparação dos resultados. Os ensaios foram realizados em triplicata. 4)Resultados: Nos cupons, as contagens de L. monocytogenes em 10 h foram de 4,39 (pura) e 4,67 log UFC/cm2 (co-cultura) e em 18 h foram de 5,32(pura) e 5,53 log UFC/cm2 (co-cultura). As contagens de L. plantarum, no tempo de 10 h, foram de 2,66 (pura) e 3,26 log UFC/cm2 (co-cultura); após 18 horas foram de 4,16 (pura) e 4,43 log UFC/cm2, (co-cultura).5) Conclusão: L. plantarum não teve influência na adesão de L. monocytogenes sobre os cupons de aço inoxidável.

 


Palavras-chave:  Biofilme, Competição, Laticínios, Listeria monocytogenes, Lactobacillus plantarum