25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:443-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS E SUBSTÂNCIAS ISOLADAS DAS FOLHAS DE PIPER REGNELLII C. DC. VAR. PALLESCENS (C. DC.) YUNCK (PIPERACEAE) CONTRA FUNGOS DERMATÓFITOS

Andrea Mayumi Koroishi (UEM); Tânia Ueda-nakamura (UEM); Celso Vataru Nakamura (UEM); Diógenes Aparício Garcia Cortez (UEM); Benedito Prado Dias Filho (UEM)

Resumo

A família Piperaceae está presente em toda a América Latina. Diversos estudos são realizados com essa família devido a propriedades medicinais amplamente empregadas pela população. Há relatos na literatura de várias atividades antimicrobianas, inclusive a atividade antifúngica. Os dermatófitos infectam principalmente o estrato córneo, unhas e pêlos. Trichophyton rubrum causa principalmente a infecção ungueal conhecida como onicomicose. Analisou-se neste estudo, a concentração inibitória mínima, germinação de esporos e crescimento de hifas. As folhas de Piper regnellii, foram maceradas a temperatura ambiente com solução hidroetanólica 90%, e dividido em fase diclorometano e aquosa. O extrato diclorometano foi fracionado em coluna usando como fase estacionária sílica gel eluída com solventes de polaridades crescentes para o isolamento dos compostos. Foram obtidos duas neolignanas, eupomatenóide-3 e eupomatenóide-5. Foi utilizado como modelo biológico T. rubrum ATCC 28189 cultivado em ágar Sabouraud a 28°C para obtenção dos esporos. Estes foram usados para os testes de determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e germinação de esporos (microdiluição em caldo) e crescimento de hifas (difusão em ágar). O tempo de incubação variou de 72 horas, 24 horas e 7 dias, respectivamente. O extrato apresentou ótima atividade com CIM de 15,6 µg/ml e a 7,8 µg/ml inibiu a germinação de esporos. Porém com o isolamento, eupomatenóide-3 não apresentou atividade, com CIM e inibição maior que 100 µg/ml, enquanto que o eupomatenóide-5 apresentou atividade próxima do extrato, CIM de 25 e 12,5 µg/ml para a inibição da germinação. No teste de difusão, o extrato inibiu parcialmente o crescimento de hifas a 100 µg/ml. Foram utilizados anfotericina B, nistatina, fluconazol e cetoconazol, com CIM de 0,4; 0,8; 3,2 e 0,4 µg/ml, respectivamente, como controle negativo. Analisando-se os resultados, o extrato hidroetanólico 90% fase diclorometano apresentou melhor atividade quando comparado com as substâncias isoladas. A partir dos testes de germinação de esporos e crescimento de hifas foi possível determinar em que estágio de crescimento o extrato está agindo, ou seja, ele atua durante a germinação, a uma concentração abaixo do CIM. Com isso estudos posteriores devem ser realizados para desenvolver uma formulação contendo o extrato para o tratamento de micoses cutâneas. Agradecimentos ao Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Maringá, CAPES/CNPq, Fundação Araucária. Palavras-chave: Activity antifungal, Dermatophyte, Piper regnellii, Piperaceae, Trichophyton rubrum.


Palavras-chave:  Activity antifungal, Dermatophyte, Piper regnellii, Piperaceae, Trichophyton rubrum