25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:424-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ANÁLISE DO PERFIL DE PROTEÍNAS TOTAIS COMO INSTRUMENTO DE CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE STAPHYLOCOCCUS COAGULASE NEGATIVOS

Lucas Toniolo da Silva (UFCSPA); Odelta dos Santos (UFCSPA); Mariah Costa Carvalho de Resende (UFCSPA); Cícero Armídio Gomes Dias (UFCSPA); Pedro Alves D'azevedo (UFCSPA)

Resumo

Introdução: Os Staphylococcus Coagulase Negativos foram considerados por muito tempo como simples comensais, no entanto, na última década, com o advento de técnicas de identificação mais precisas, algumas espécies de Staphylococcus Coagulase Negativos começaram a ser descritas como responsáveis por diversas infecções. A fim de identificar as espécies de maneira precisa, comparável às técnicas mais específicas, porém com custo inferior, desenvolvemos o protocolo de identificação por perfil de proteínas totais através técnica de SDS-PAGE (Eletroforese em gel de poliacrilamida contendo dodecil sulfato de sódio) para Staphylococcus Coagulase Negativos. Objetivo: Avaliar a técnica de perfil de proteínas totais como ferramenta válida na identificação de espécies de Staphylococcus Coagulase Negativos, investigando diferenças nos padrões protéicos das diversas amostras estudadas.

Materiais e Métodos: Os isolados representando 8 espécies do gênero foram obtidas comercialmente do ATCC (American Type Control Culture), procedeu-se o cultivo dos microrganismos em meio BHI por vinte e quatro horas à 35 graus. Os extratos protéicos foram obtidos através da lise celular com a associação lisosima e lisoestafina, os extratos protéicos foram purificados a fim de eliminar os debris celulares e as soluções resultantes do processo foram aplicadas em gel de poliacrilamida e sofreram eletroforese vertical. O gel contendo o padrão protéico das amostras foi corado em Azul de Coomasie 0,125% e analisado comparativamente utilizando-se o coeficiente de Dice para determinar diferenças entre as amostras. Resultados: Todas as 8 amostras demonstraram diferença entre o padrão protéico apresentado, demonstrando a capacidade resolutiva da técnica de análise de perfil de proteínas totais na classificação de amostras de Staphylococcus Coagulase Negativos.

Apoio financeiro: CNPq, UFCSPA


Palavras-chave:  Staphylococccus Coagulase Negativos, SDS-PAGE, Perfil de Proteínas Totais, Identificação, Caracterização