25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:414-1


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

OS ALUNOS DA EJA E OS MICRORGANISMOS: UTILIZANDO A MICROBIOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA FAZER CIÊNCIA NA ESCOLA.

Daniel Derrossi Meyer (UFRGS); Karina Heck da Silva (UFRGS); Carolina Souza Gusatti (UFRGS); Renata Viero (UFRGS); Kátia Valenca Correia Leandro da Silva (UFRGS)

Resumo

Os alunos, na maioria das vezes, acabam apenas aceitando as informações que os professores de Ciências e de Biologia levam à sala de aula, sem que haja um questionamento sobre a origem desses conhecimentos e como estes vieram parar nos livros didáticos. O objetivo do estudo foi instigar os estudantes a desenvolver experimentos práticos, utilizando microrganismos como ferramenta para facilitar o ensino-aprendizagem, fazendo ciência na escola. Foram realizadas oficinas com cerca de 25 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede pública de ensino do município de Porto Alegre, RS., sendo distribuídas placas de Petri com meio Tryptic Soy Agar (TSA) e hastes flexíveis de algodão estéreis, a fim de que os escolares pudessem escolher o melhor local de coleta, priorizando os sítios que apresentassem alto potencial de encontrar microrganismos. Depois que cada aluno determinou o local, as amostras foram estriadas em placa, sendo fechadas rapidamente. Posteriomente, o material foi posto em estufa a 37° C por 48 h. Dos locais escolhidos, uma parcela dos alunos preferiu coletar microrganismos da sola do sapato (28,5%); outra do nariz e do interruptor (7,1% para cada local); e o restante do celular, orelha, axila, saliva, cabelo, vaso sanitário, bebedor, torneira, chave (3,58% para cada local). Houve uma prevalência de 100% no crescimento de microrganismos para os locais selecionados pelos alunos. Na oficina seguinte, o resultado do crescimento de bactérias e de fungos foi demonstrado para a turma. A partir disso, pode-se confirmar aos alunos que os microrganismos são onipresentes no ambiente. Além disso, foi demonstrado, por essa vivência, que é importante que os alunos não só participem das aulas, absorvendo as informações do professor, mas também que possam corroborar as afirmações dele, por intermédio de experimentos práticos que instiguem a curiosidade pela descoberta e pela liberdade ao desenvolver uma atividade prática dessa categoria. Portanto, instigar a ciência na escola é uma maneira de não só os alunos questionarem mais os conhecimentos que, muitas vezes, lhes são impostos, mas também de despertar o interesse deles pelo assunto, uma vez que o ensinamento e o entendimento, por meio do empirismo, são facilitados. Apoio: Propesq.


Palavras-chave:  Alunos da EJA, Microbiologia, ciência, ensino-aprendizagem