25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:413-2


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE ESTIRPES BACTERIANAS ENVOLVIDAS EM PROCESSOS DE BIODESSULFURIZAÇÃO EM UM SISTEMA DE LANDFARMING, NA REFINARIA GABRIEL PASSOS (REGAP), MINAS GERAIS

Débora Regina Figueiredo (UFOP); Douglas Boniek Silva Navarro (UFOP); Lívia Vieira Gonzaga (UFOP); Camila Siqueira Neves (UFOP); Victor Lagôa Resende (UFOP); Letieri Fernandes Pessoa (UFOP); Gabriela Frois Duarte (UFOP)

Resumo

Na REGAP, além da produção de combustíveis e derivados, são geradas emissões gasosas e dejetos sólidos e líquidos. O resíduo não-reciclado, como as borras oleosas, pode ser tratado na própria refinaria em unidades de recuperação de óleo, o Landfarming, onde microrganismos do solo degradam naturalmente os resíduos oleosos. Para diminuir o conteúdo de enxofre no petróleo, uma vez que é a maior causa da chuva ácida e poluição do ar, uma alternativa que vem sendo cada vez mais valorizada é a biodessulfurização, que utiliza microrganismos capazes de retirar especificamente o enxofre sem que ocorra a degradação do esqueleto de carbono. Este trabalho mostra a caracterização morfológica, molecular e bioquímica de microrganismos capazes de utilizar o dibenzotiofeno (DBT), isolados a partir de amostras de solo provenientes de um sistema de Landfarming da REGAP.  De cada uma das seis amostras compostas, formadas por amostras individuais dos 10 cm superiores do solo, 10g foram diluídas em salina e plaqueadas em meios de culturas, rico e mínimo (sais e DBT a 0,1mM), para o isolamento de bactérias totais e capazes de utilizar o DBT. Após incubação a 27ºC, foram feitas contagens e as colônias obtidas em meio seletivo foram repicadas e estudadas quanto à morfologia, crescimento, metabolismo e submetidas à extração de DNA. Foram obtidos 31 isolados bacterianos, sendo a maioria cocos Gram-positivos, com capacidade de utilizar o DBT, como fonte energética para o crescimento e multiplicação celular ou como fonte de enxofre. Técnicas moleculares foram realizadas no intuito de se obter o perfil genético dos isolados dominantes em nível de espécies. Experimentos de PCR com iniciadores de seqüências genômicas repetitivas do tipo BOX revelaram a existência de maior abundância microbiana nas amostras I e III e menor abundância nas amostras IV, V e VI, provavelmente devido aos teores diferenciados de contaminação das amostras (amostras IV e VI com maiores conteúdos de óleo). Experimentos de HPLC estão em andamento para confirmar as vias metabólicas de consumo do DBT utilizadas por cada um dos isolados.


Palavras-chave:  biodessulfurização, landfarming, refinaria de petróleo