25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:403-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

DETECÇÃO FENOTÍPICA DE CARBAPENEMASES ENTRE AMOSTRAS DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE ISOLADAS DE PACIENTES INTERNADOS NUM HOSPITAL DA REDE PRIVADA NA CIDADE DE NITERÓI, RJ

Silvia Susana Bona de Mondino (UFF); Larissa Barbosa Botelho (UFF); Livia Carvalho Barbosa (UFF); Deuseli Quaresma de Figueiredo (UFF); Beatriz Meurer Moreira (UFRJ); Reginaldo Fernandes Corrêa (CSMSM); Cristiane de Mendonça Sena (CSMSM); Pedro Juan Jose Mondino (UFF); Paulo Roberto Porto Furtado (CSMSM); Cláudia Rezende Vieira de Mendonça Souza (UFF)

Resumo

Os carbapenemas são as drogas de escolha para o tratamento de infecções graves causadas por bactérias Gram-negativas multirresistentes. Um dos mecanismos de resistência a estes antimicrobianos entre amostras de Klebsiella pneumoniae, que vem aumentando de freqüência nos últimos anos, é a produção de carbapenemases. O objetivo deste trabalho foi a investigação da produção de carbapenemases entre amostras de K. pneumoniae isoladas de pacientes internados em um hospital da rede privada da cidade de Niterói. Durante o período de março a julho de 2009, foram isoladas 46 amostras de K. pneumoniae de diferentes materiais clínicos. Os perfis de susceptibilidade foram verificados através do método de difusão em agar frente aos seguintes antimicrobianos: ampicilina, amoxicilina/ácido clavulânico, piperacilina/tazobactam, ticarcilina/ácido clavulânico, cefalotina, cefoxitina, ceftazidima, cefotaxima, cefepime, meropenem, imipenem, ertapenem, aztreonam, amicacina, gentamicina, ciprofloxacina, levofloxacina e sulfametoxazol/trimetropim. A produção de carbapenemases foi avaliada através do teste de Hodge modificado e o teste de disco aproximação, utilizando-se os inibidores: ácido 2-mercaptopropiônico e EDTA. Cinco amostras (10,9%) apresentaram resistência ao ertapenem e a todos os outros antimicrobianos testados com exceção do imipenem e amicacina. Todas as cinco amostras foram positivas no teste de Hodge e foram negativas para produção de metalo-beta-lactamases. Testes moleculares para investigação da especificidade dos testes e os determinantes genéticos desta resistência serão realizados posteriormente.  O isolamento de amostras de K. pneumoniae produtoras de carbapenemases parece não ser freqüente no nosso meio e a sua detecção precoce, através de testes fenotípicos, pode auxiliar no controle da disseminação desses genes de resistência.


Palavras-chave:  Klebsiella pneumoniae, carbapenemase, detecção fenotípica