25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:395-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

DISSEMINAÇÃO DE CLONES DE ACINETOBACTER SPP. PORTADORES DO GENE BLAOXA-23 ENTRE PACIENTES ADMITIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO

Natacha Martins (IMPPG/UFRJ); Rubens Clayton da Silva Dias (FM/UFRJ); Talita Coelho de Souza (IMPPG/UFRJ); Juliana Arruda Matos (FM/UFRJ); Ianick Souto Martins (HUCFF/UFRJ); Wania Vasconcelos de Freitas (HUCFF/UFRJ); Miriam Perez Figueiredo (FM/UFRJ); Valéria Brigido de Carvalho Girão (IMPPG/UFRJ); Simone Aranha Nouer (HUCFF/UFRJ); Beatriz Meurer Moreira (IMPPG/UFRJ)

Resumo

Acinetobacter sp. é um agente infeccioso emergente, principalmente em pacientes admitidos em centro de tratamento intensivo (CTI). Resistência mediada por produção de carbapenemases verdadeiras (oxacilinases), principalmente OXA-23, tem sido documentada em vários países, em amostras de Acinetobacter baumannii. O objetivo do presente estudo foi pesquisar a presença de amostras de Acinetobacter sp. portadoras do gene blaOXA-23 em uma coorte de pacientes admitidos no CTI de um hospital universitário do Rio de Janeiro, no período de março de 2007 a abril de 2008. A presença de colonização foi pesquisada ativamente em espécimes de secreção traqueal, retal e orofaringe, e as infecções foram diagnosticadas pela equipe de saúde. Foram incluídos no estudo 102 pacientes, sendo 74 apenas com colonização e 28 com infecção por Acinetobacter sp. A identificação do gênero e espécie foi realizada através de testes bioquímicos e sequenciamento de um fragmento do gene rpoB, respectivamente. Testes de susceptibilidade aos antimicrobianos foram realizados através da técnica de disco-difusão, conforme as recomendações do CLSI, para amicacina, ampicilina/sulbactam, cefepime, ciprofloxacina, ceftazidima, imipenem, gentamicina, meropenem, piperacilina/tazobactam, sulfametoxazol/trimetoprim e tobramicina. A presença do gene blaOXA-23 foi pesquisada por PCR. A diversidade genética foi determinada através de RAPD-PCR (iniciador M13). Foram estudadas 249 amostras de Acinetobacter sp., sendo 243 identificadas em nível de espécie: 166 (66,7%) A. baumannii, 74 (29,5%) Gen. sp. 13TU, 2 (0,8%) Gen. sp. 10 e 1 (0,4%) Gen. sp. próxima à 13TU. O gene blaOXA-23 foi detectado em 135 (56%) das amostras identificadas, sendo 134 A. baumanni e 1 Gen. sp. 13 TU. As amostras portadoras do gene blaOXA-23 eram resistentes a pelo menos 5 dos antimicrobianos testados e pertenciam a 17 genótipos, sendo 5 desses com mais de 10 amostras cada. A amostras da Gen. sp. 13TU eram resistentes a 8 antimicrobianos. Amostras portadoras do gene blaOXA-23 apresentaram resistência a vários antimicrobianos e foram relacionadas a diferentes genótipos. A presença de amostra da Gen. sp. 13TU portadora deste marcador de resistência ainda não foi relatada na literatura internacional. Foi observada intensa transmissão cruzada de cepas no ambiente do estudo.


Palavras-chave:  Acinetobacter, blaOXA-23, clones