25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:374-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

ESTUDO DE GLICOPROTEÍNAS DO FUNGO CLADOSPORIUM RESINAE

Renata Oliveira da Rocha Calixto (UFRJ); Bianca Braz Mattos (UFRJ); Maria Helena da Silva (UFRJ); Eliana Barreto Bergter (UFRJ)

Resumo

Galactomananas (GM) são componentes de parede celular largamente distribuídos em fungos. E a sua composição pode variar com a idade ou a composição do meio de cultura. Estudos da GM de Aspergillus fumigatus isolada da parede celular mostraram que este polissacarídio consistia de uma cadeia principal de unidades de a-D-manopiranosídicas (1-6) ligadas, substituídas por 1 ou 3 unidades de a-D-manopiranose (1-2) ligadas, além de cadeias laterais de b-D-galactofuranose com ligações (1-5). Um peptídio polissacarídico imunodominante de 55kDa contendo 70% de carboidrato e 30% de proteína, foi encontrado em A.fumigatus. Em relação a sua antigenicidade, esta foi perdida após tratamento com meta-periodato de sódio e hidrólise ácida parcial, havendo queda de 50% na imunorreatividade após remoção dos oligossacarídios O-ligados através de b-eliminação redutiva.
Outra peptido galactomanana contendo 14% de D-galactose, 78% de D-manose, 3% de fosfato e 11% de peptídios foi isolada de Cladosporium werneckii.A análise de metilação e identificação de açúcares O-metilados  por cromatografia gás-líquida mostrou que a cadeia principal é constituída de manose (1-2) ligada com pequenas quantidades de unidades manopiranosídicas (1-6) e (1-3) ligadas. Todos os resíduos de galactose estavam presentes como unidades terminais não redutoras.
Neste trabalho, foram analizadas, química e imunologicamente, glicoproteínas do fungo Cladosporium resinae (fungo filamentoso pertencente ao reino Ascomycota capaz de crescer em substratos enriquecidos com hidrocarbonetos como combustível de aviação, cosméticos e creosoto ou piche). Estas moléculas contêm 57,6% de carboidrato (sendo predominantes, manose e galactose com 32,7% e 29,9%, respectivamente) e 17,5% de proteína (principais aminoácidos: Ala, Gly, Thr, Ser e Glu). Por SDS-PAGE, duas bandas principais de cerca de 44 e 47kDa foram visualizadas. Essas moléculas foram submetidas a tratamentos com meta-periodato de sódio, b-eliminação redutiva e hidrólise ácida parcial para testar a importância dos componentes monossacarídicos no reconhecimento por anticorpos (anti-células totais de C.resinae, anti-células totais de A.fumigatus e anti-células totais de P.boydii). Os resultados  mostraram uma diminuição da reatividade frente aos soros, sugerindo um papel importante das unidades de galactose e dos oligossacarídios O-ligados no reconhecimento da glicoproteína pelos anticorpos.

Apoio: CAPES, CNPq, PRONEX e FAPERJ


Palavras-chave:  Cladosporium, Glicoproteínas, Carboidratos, Imunorreatividade