25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:373-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

 RELAÇÃO FENOÍPICA E GENOTÍPICA ENTRE ISOLADOS CLÍNICOS E AMBIENTAIS DE CANDIDA SP DE DOIS HOSPITAIS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP

Tatiana Elias Colombo (FAMERP); Keith Cassia Cunha (FAMERP); Milena Polotto (FAMERP); Analy Salles de Azevedo Melo (UNIFESP); Arnaldo Lopes Colombo (UNIFESP); Mara Correa Lelles Nogueira (FAMERP); Margarete Teresa Gottardo de Almeida (FAMERP)

Resumo

 

Candidemias estão associadas com elevados índices de mortalidade e morbidade, destacando o trato gastrointestinal como principal fonte endógena de aquisição, e como exógena, mãos de profissionais de saúde e materiais biológicos contaminados. O objetivo deste estudo foi investigar a epidemiologia local de candidemia e detectar a rota de contaminação por métodos de tipagem molecular "pulsed field gel electrophoresis" (PFGE) e "randomly amplified polimorphism DNA" (RAPD), procurando elucidar a relação genética entre os mesmos, além de analisar o fenótipo de suscetibilidade antimicrobiana por microdiluição, segundo documento NCCLS (M27A2). De pacientes internados, candidemia comprovada por hemocultura (Becton Dickinson BACTEC 9240) e por métodos convencionais de identificação bioquímica, foi objeto de estudo, assim como referencial para coleta de respectivos leitos de dois Hospitais de São José do Rio Preto, SP. Nesse sentido, 34 amostras de Candida sp de hemoculturas foram analisadas e comparadas com leveduras coletadas dos leitos, sendo 25 negativas. De 9 leitos foram recuperadas leveduras e identificadas como Candida parapsilosis (6), Candida orthoparapsilosis (3), Candida albicans (2) e Candida tropicalis (1) e destes, concomitância de espécies na hemocultura e leito em 8 casos. Pós RAPD e PFGE, isolados clonais foram detectados em C. parapsilosis, C. orthoparapsilosis, C. albicans e C. tropicalis. A não existência de relação clonal entre amostra clínica e leito, não excluiu a identidade de perfis entre isolados de leitos distintos e ou pacientes diversos. O perfil de resistência aos azólicos (fluconazol, itraconazol, cetoconazol) foi observado para C. parapsilosis, C. orthoparapsilosis, C. albicans e C. tropicalis, mas sensibilidade global à anfotericina B. Estes dados são consistentes com a dinâmica de transferência intra hospitalar de agentes infecciosos, ora estabelecidos por procedimentos diretos ou indiretos. Se comprova a necessidade urgente de programas de vigilância sanitária para monitorar possíveis mudanças na distribuição de espécies, bem como conhecer o perfil de sensibilidade a antifúngicos para estratégias terapêuticas futuras.

Palavras Chaves: Candidemia, Candida sp, Infecção hospitalar

Auxílio Financeiro: FAPESP


Palavras-chave:  candidemia, Candida sp, infecção hospitalar