As complexas comunidades microbianas que formam biofilmes nos lagos Antárticos são sazonalmente expostas a extremos de temperatura, radiação UV, ressecamento e condições variáveis de luminosidade, salinidade e nutrientes. Por ser considerada uma região de incontestável significância ambiental a Antártica tem despertado o interesse pela busca de novos organismos e nos últimos anos novas espécies bacterianas têm sido isoladas de diferentes lagos deste continente, com destaque para Psychromonas antarcticus, Rhodoferax antarticus e Exiguobacterium antarticum.
Este estudo teve por objetivo pesquisar a diversidade microbiana, visando à caracterização fenotípica e genotípica de bactérias heterotróficas isoladas de dois diferentes biofilmes, formados em córregos de degelo do Lago Ginger na Antártica. O conteúdo obtido em cada biofilme foi diluído (10-2) para cultivo dos microrganismos heterotróficos em ágar marinho a 15ºC por 7 a 10 dias. Os isolados foram caracterizados com base na morfologia, reação à coloração de Gram e análise do gene que codifica o RNA ribossomal (rRNA) 16S.
Foram obtidos 19 isolados e treze destes isolados, sendo 6(46,2%) cocos gram-positivos e 7(53,8%) bacilos gram-negativos foram selecionados para seqüenciamento. A análise das seqüências do rRNA 16S revelaram a presença de microrganismos pertencentes aos gêneros Pseudomonas (n =7), Arthrobacter (n =3) Rhodococcus (n =1) e Exiguobacterium (n =2).
O gênero Pseudomonas é bastante encontrado em biofilmes devido a sua capacidade de adesão em superfícies e versatilidade metabólica. Arthrobacter e Rhodococcus são caracterizados pela sua resistência ao ressecamento, escassez de nutrientes e produção de antibióticos. Exiguobacterium é um microrganismo adaptado a regiões polares e nossos isolados, que apresentaram similaridade com o gênero, estão tendo seus genomas sequenciados para estudos de comparação genômica e biogeografia.
Em conclusão, nossos resultados revelaram que os biofilmes analisados são constituídos de uma comunidade bacteriana geneticamente diversa e adaptada às mudanças físicas e químicas do ambiente hostil da Antártica.