25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:288-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

COMPARAÇÃO ENTRE SISTEMA AUTOMATIZADO WALKAWAY MICROSCAN, TESTES FISIOLÓGICOS CONVENCIONAIS E SDS-PAGE NA IDENTIFICAÇÃO DE ISOLADOS DE ENTEROCOCCUS SP COM ATIPIAS.

Odelta dos Santos (UFSCPA); Lucas Toniolo da Silva (UFSCPA); Mariah Costa Carvalho Resende (UFSCPA); Ana Paula Becker (UFSCPA); Pedro Alves D'azevedo (UFSCPA)

Resumo

Métodos de identificação em microbiologia clínica com dados informativos e confiáveis e que permitam caracterizar e fazer a diferenciação entre membros de um mesmo gênero são necessários, para o conhecimento da epidemiologia do microrganismo. O objetivo deste estudo foi avaliar a acurácia dos protocolos de identificação de Enterococcus sp, com atipias fenotípicas, através de técnicas fenotípicas convencionais e sistema de automação WalkAway Microscan®, comparando-os com os resultados obtidos por meio do perfil de proteínas totais. Um total de 19 Enterococcus sp, obtidos da coleção de cocos Gram Positivos da UFSCPA, foi identificado através da fermentação de carboidratos, pelo sistema automatizado e pela análise dos padrões de proteínas totais, utilizando-se a técnica de SDS-PAGE, considerada o padrão ouro para a identificação dos isolados. Os resultados da técnica de SDS-PAGE foram os seguintes: Enterococcus faecalis 11 (57,89%), 7 ( 36,84%) Enterococcus faecium, 1 (5,26% ) Enterococus durans,. Na comparação entre os resultados do sistema automatizado WalkAway Microscan® e SDS-PAGE houve divergência na identificação dos Enterococcus faecium 5 (71,42%); foram identificados como Enterococcus faecalis. Houve a identificação correta de 11 (100%) dos Enterococcus faecalis e foi identificado corretamente o Enterococcus durans/hirae. Nos testes fisiológicos foram encontradas diferenças nos resultados da identificação, fato devido à presença de atipias fenotípicas nos isolados. O sistema WalkAway Microscan® identificou, erroneamente, 5 (26,31%) isolados, portanto, foi capaz de identificar, com maior eficiência, os isolados Enterococcus faecalis. Porém, quando estão presentes espécies menos freqüentes, no caso, Enterococcus faecium, aliadas as dificuldades de identificação derivadas das atipias, quando comparados com SDS-PAGE os testes mostram-se menos conclusivos. Apoio financeiro: CNPq, UFCSPA.


Palavras-chave:  Enterococcus sp, WalkAway Microscan, SDS_PAGE, Testes Fisiológicos