25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:284-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

PESQUISA DE GENES DE MELATO-B-LACTAMASES BLAIMP-1 E BLAVIM-2 EM AMOSTRAS DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA ISOLADAS DE HOSPITAIS DE MACEIÓ, ALAGOAS.

Alice Ramos Orsi (UFAL); Karina Cavalcante Beltrão de Castro (UFAL); Viviane Martha Santos de Morais (UFAL); Emmily Margate Lima Rodrigues de Barros (UFAL); Denise Wanderlei Silva (UFAL)

Resumo

Os carbapenens atuam como importante opção terapêutica para o tratamento de infecções nosocomiais causadas por Pseudomonas aeruginosa e o uso indiscriminado deste β-lactâmico tem exercido pressão seletiva sobre a bactéria, favorecendo a emergência de cepas multirresistentes produtoras de metalo-β-lactamases (MβLs). Essas metalo-enzimas podem ser disseminadas rapidamente por elementos móveis e possuem a capacidade de hidrolisar todos os antimicrobianos β-lactâmicos, exceto o monobactam aztreonam. A emergente disseminação de cepas resistentes tem ocasionado uma redução das opções terapêuticas, comprometendo a evolução do quadro clínico do paciente. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo verificar a ocorrência de amostras produtoras de MβL através da pesquisa dos genes blaIMP-1 e blaVIM-2, em isolados clínicos de P. aeruginosa obtidos de hospitais de Maceió-AL. As amostras foram identificadas seguindo os testes de rotina laboratorial, e a susceptibilidade das cepas foi avaliada através do teste de disco-difusão, conforme preconizado pelo CLSI. A pesquisa dos genes blaIMP-1 e blaVIM-2 foi realizada em amostras reportadas como sensíveis e resistentes, utilizando os primers IMP-1 F(5’-CTACCGCAGCAGAGTCTTTGC-3’) e R(5’-GAACAACCAGTTTTGCCTTACC-3’) e VIM-2 F(5’-ATGTTCAAACTTTTGAGTAGTAAG-3’) e R(5’-CTACTCAACGACTGAGCG-3’), respectivamente. Dentre as 85 amostras avaliadas, 49 apresentaram perfil de multirresistência, destas, 59% foram resistentes aos carbapenens, onde a prevalência de amostras portadoras do gene blaIMP-1 foi de 7%. As cepas produtoras MβL, detectadas por PCR, foram isoladas de urina e apresentaram resistência a 86% dos antimicrobianos avaliados. Não foi detectada a presença do gene blaVIM-2 nas amostras. A presença do gene blaIMP-1 caracterizou a primeira ocorrência deste gene de resistência em Alagoas, cuja prevalência é menor do que tem sido reportado em outras localidades do país.


Palavras-chave:  blaIMP-1, blaVIM-2, PCR, Pseudomonas aeruginosa