25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:280-2


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

O ENSINO DE MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Karina Paes Burger (UNESP); Angela Cleusa de Fatima Banzatto de Carvalho (UNESP); Camila Paes Burger (UNESP); Marcela Ogawa Sampaio (UNESP)

Resumo

A medicina veterinária tem um papel fundamental a desempenhar no campo da saúde pública havendo, portanto, necessidade de profissionais veterinários especializados nesta área. É inquestionável e imprescindível a presença do Médico Veterinário atuando em setores referentes a obtenção de alimentos próprios para o consumo humano, sendo que este profissional está qualificado para exercer o cargo de guardião da saúde humana através do controle da água e dos alimentos consumidos. Observa-se que as escolas de veterinária não têm enfatizado a capacitação nesse setor. Atualmente, mesmo constando dos currículos dos cursos, não há uma orientação significativa para a medicina veterinária preventiva e saúde pública. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o ensino de microbiologia de alimentos de origem animal nos cursos de graduação de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. Realizou-se uma análise criteriosa das matrizes curriculares de 18 instituição de ensino superior (IESs), púbicas e privadas, enfatizando a disciplina de microbiologia de alimentos de origem animal. Das 18 IESs analisadas apenas uma, pública estadual apresentou em sua matriz curricular a disciplina intitulada microbiologia de alimentos de origem animal. Não é correto afirmar que as demais IESs não ofereçam tal conteúdo para seus graduandos, sendo que, provavelmente, esteja inserido em programas de outras disciplinas. Nas matrizes curriculares destas IESs constam disciplinas como tecnologia de produtos de origem animal, higiene e inspeção de produtos de origem animal, controle e gestão da qualidade na produção de alimentos de origem animal, higiene e proteção alimentar e, ainda, medicina veterinária preventiva e saúde pública que poderiam estar inserido o tema referido. Assim, concluiu-se que a ampliação do papel desenvolvido pelo Médico Veterinário na Saúde Pública Veterinária, e principalmente na área de microbiologia de alimentos de origem animal, está condicionada ao aumento de informações concernentes a estes assuntos nas matrizes curriculares dos cursos superiores.

 

 

Palavras-chave: qualidade, educação, matriz curricular


Palavras-chave:  qualidade, educação, matriz curricular