25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:273-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE OVOS DE CODORNA - COTURNIX COTURNIX JAPONICA - ARMAZENADOS EM TEMPERATURA AMBIENTE E SOB REFRIGERAÇÃO

Walason da Silva Abjaude (UFV); Míriam Teresinha dos Santos (UFV); Daniel Rodrigues Dutra (UFLA); Sérgio Luiz de Toledo Barreto (UFV)

Resumo

No Brasil, o consumo de ovos de codorna – Coturnix coturnix japonica – cresceu muito recentemente devido à sua qualidade nutricional por ser um rico complexo vitamínico mineral, mas não há um monitoramento da qualidade microbiológica deste alimento. A partir da produção do aviário experimental do Departamento de Zootecnia da UFV, investigou-se a qualidade microbiológica dos ovos produzidos e comercializados sem higienização. Foram realizadas as contagens totais padrão de mesófilos; psicrotróficos e de fungos e leveduras e também a pesquisa de Salmonella nos ovos e nas cascas ao longo de 3 semanas de estocagem a temperatura ambiente (TA) e sob refrigeração. Pesou-se amostra de 11 g da mistura de gemas e albúmenes que foi transferida para 99 mL de Salina Fosfatada Tamponada.  Para as cascas, foi feita a lavagem de 3 ovos em 5 mL de Salina Peptonada para remoção dos microrganismos. As amostras foram plaqueadas em meios e condições apropriadas. Os ovos não apresentaram contagens durante as 3 semanas de estocagem. As cascas dos ovos no dia da postura apresentaram contagens médias de 3,8 x 104 UFC/ovo de mesófilos, 7,6 x 103 UFC/ovo de psicrotróficos e 1,4 x 103 UFC/ovo de fungos e leveduras. Após 3 semanas de estocagem ocorreu um aumento de aproximadamente 1 ciclo log das contagens para os ovos estocados a TA e sob refrigeração (3,5 x 105 e 3,0 x 105 UFC/ovo de mesófilos; 2,5 x 104 e 2,6 x 105 UFC/ovo de psicrotróficos; e 1,0 x 104 e 2,7 x 103 UFC/ovo de fungos e leveduras, respectivamente). Não foi detectada a presença de Salmonella em 25 g nas cascas. Os resultados sugerem que a casca protege eficientemente o ovo de codorna da invasão de microrganismos. Todavia há uma evidente contaminação externa desses ovos que se eleva durante o armazenamento a temperatura ambiente e sob refrigeração. Confirma-se a necessidade de sanitização desses ovos para a maior segurança do consumidor.


Palavras-chave:  Qualidade Microbiológica, Ovos de Codorna, Coturnix, Salmonella