25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:249-2


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

SELEÇÃO POR ENSAIOS IN VITRO E IN VIVO DE LEVEDURAS BRASILEIRAS PARA USO COMO PROBIÓTICOS

Fabiana Conceição P. Tiago (ICB - UFMG); Flaviano Santos Martins (ICB - UFMG); Denise Carmona Cara (ICB - UFMG); Jacques Robert Nicoli (ICB - UFMG)

Resumo

Palavra chaves: seleção, probiótico, levedura, Salmonella

 

Introdução: existe atualmente um grande interesse na seleção e desenvolvimento de probióticos, também estimulado pela Organização Mundial da Saúde como alternativa ou complemento ao uso dos antibióticos. Neste quadro, vários ensaios biológicos e clínicos mostraram que a levedura Saccharomyces boulardii protegeu contra vários distúrbios inflamatórios e infecciosos do trato digestivo. Como é atualmente a única levedura utilizada comercialmente no Mundo em nível significativo, pode se perguntar por que não haveria outras leveduras com capacidades similares em ambientes com biodiversidade elevada com no caso do Brasil.

Objetivo: selecionar para uso probiótico leveduras de origem ambiental e agro-alimentar brasileira.

Materiais e métodos: foram utilizados seqüencialmente como critérios de seleção: 1) a termo-tolerância (37oC), e as capacidades de 2) colonizar o trato gastrintestinal e 3) de proteger o mesmo contra um desafiado experimental com Salmonella Typhimurium em camundongos isentos de germes. Para avaliar a colonização e a proteção, os camundongos receberam um inóculo único de células das leveduras por gavage. O desafio experimental foi feito por inoculação intragástrica com uma suspensão contendo células viáveis de S. Typhimurium, 10 dias após a colonização pela levedura testada. A colonização foi avaliada pela contagem da levedura nas fezes, e a proteção pela medida de mortalidade acumulada até 28 dias após a infecção e por exame anatomopatológico das vísceras e porções do trato digestivo.

Resultados: de 124 leveduras testadas, seis leveduras foram selecionadas baseando-se na sua termo-tolerância e capacidade de colonizar o trato gastrointestinal de camundongos sem provocar lesões. Dessas seis leveduras, três apresentam os melhores resultados no experimento de proteção, com o destaque de uma pertencente ao gênero Pichia.

Conclusão: algumas leveduras de origem ambiental e agro-alimentar brasileira apresentam propriedades sugerindo um possível uso como probiótico.

 

Apoio: CNPq e FAPEMIG.


Palavras-chave:  LEVEDURA, PROBIÓTICO, SALMONELLA, SELEÇÃO