25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:228-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

INFLUÊNCIA DO TEMPO E TEMPERATURA DE ARAMAZENAMENTO SOBRE A CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E CONTAGEM TOTAL DE BACTÉRIAS EM LEITE DE CABRA COM CONSERVANTE

Lilian Lopes Marinho (CNPGL); Rafael Guedes Fonseca (CNPGL); Mariana Dias Salgado (CNPGL); Yuri de Almeida Silva (CNPGL); Fabiana Ribeiro dos Santos (CNPGL); Edna Marina Oliveira Domingos (CNPGL); Roseane Hossein da Silveira (CNPGL); Luciano Castro Dutra de Moraes (CNPGL); Cristiano Gomes de Faria (CNPGL); Guilherme Nunes de Souza (CNPGL)

Resumo

A contagem total de bactérias (CTB) em amostras de leite cru pode ser utilizada em programas de pagamento do leite baseado em indicadores de qualidade. Neste particular, a precisão dos resultados para CTB é fundamental para o pagamento proposto pela empresa laticinista. Entre os fatores que podem influenciar na acurácia dos resultados de CTB, pode-se mencionar o tempo e a temperatura de armazenamento das amostras de leite. O trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do tempo e da temperatura de armazenamento sobre a CTB em amostras de leite de cabras com o conservante azidiol. Amostras de leite de 20 cabras foram coletadas em garrafas plásticas, totalizando aproximadamente 1,5 litros de cada animal.Após a coleta, as garrafas foram colocadas diretamente em caixas isotérmicas, contendo gelos recicláveis, e transportadas imediatamente para o laboratório.Após chegada das amostras no laboratório, o leite de cada cabra foi homogeneizado e distribuído em 20 frascos esterilizados contendo um comprimido do conservante azidiol (azida sódica e cloranfenicol), totalizando 400 frascos com amostras de leite.Os frascos com amostras de leite foram colocados em geladeiras e incubadoras com diferentes temperaturas (5, 10, 20 e 30ºC) e analisadas para com 1, 3, 5 e 7 dias após a coleta.A CTB foi realizada pelo método de citometria de fluxo. Os resultados de CTB foram transformados em logarítimo na base dez (log10) para comparação de médias.Foi utilizado o teste T para comparação das médias da CTB de acordo com a temperatura e tempo de armazenamento. Não foi observado diferença entre as médias de CTB para amostras armazenadas a 5, 10 e 20°C ao longo dos 7 dias. Amostras armazenadas a 30°C apresentaram diferença entre as médias a partir do terceiro dia.Os resultados mostraram que amostras armazenadas até 20°C e com o conservante azidiol podem ser analisadas em até 7 dias.Amostras armazenadas em temperaturas superiores a 20°C podem gerar aumento nos resultados de CTB. O efeito do tempo e da temperatura de armazenamento das amostras de leite sobre a CTB devem ser considerados pelas empresas que utilizam o pagamento do leite com base nos resultados de CTB para que não ocorra leituras acima do esperado e conseqüentemente prejuízo econômico para a indústria laticinista.

 

Palavra-Chave: Contagem Total de Bactéria, Leite de Cabra, Qualidade Microbiana


Palavras-chave:  CONTAGEM TOTAL DE BACTÉRIAS, LEITE DE CABRA, QUALIDADE MICROBIANA