25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:161-2


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE AÇAÍ COMERCIALIZADAS EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS

Lívia Cunha Jones (FMIt); Raquel Maria Lima Lemes (FMIt)

Resumo

O fruto do açaizeiro é extraído de forma primitiva com pouca utilização de tecnologia, sendo extremamente manipulado durante todo o procedimento, o que propicia a presença de alta carga microbiana. A polpa de açaí tem apresentado contaminação por


References and further reading may be available for this article. To view references and further reading you must purchase this article.

Trypanossoma cruzi, Salmonella spp., coliformes totais e fecais, bolores e leveduras. A questão não está somente na presença de microrganismos, mas sim na quantidade destes apresentada na polpa.  Objetivou-se investigar a contaminação por bactérias em polpas pasteurizadas de açaí, comercializadas em uma cidade do sul de Minas. Foram coletadas 10 amostras (6 acondicionadas à granel [“a”] e 4 embaladas individualmente [“b”]), de diferentes marcas e locais, e numeradas de 1 a 10. A metodologia empregada foi a recomendada pela Resolução - RDC Nº 12, de 2 de janeiro de 2001. As amostras 1a (10-3), 2a (10-2) e 9a (10-3) apresentaram crescimento significativo no caldo VB, e contagem colônias excedentes à 1 colônia/grama, sendo portanto reprovadas. As amostras 1a e 9a cresceram no Caldo EC na diluição de 10-3 sendo também reprovadas para coliformes totais. Todas as 4 amostras “b” foram negativas para coliformes totais e fecais e todas as amostras (100%) foram aprovadas para Salmonella spp. Apenas 2a e 9a produziram colônias no Agar SS sendo os microrganismos identificados como os mesmos crescidos em caldo VB e EC, ou seja: Escherichia coli (1a, 2a e 9a) e Proteus spp. (1a e 9a). A contagem padrão em placa de bactérias aeróbias mesófilas revelou que as amostras 8a (2X106) e 10a (30X106) apresentaram crescimento superior à 106. Portanto, foram reprovadas 5 (83,33%) amostras, todas de embalagem à granel. Concluiu-se que mesmo com a pasteurização a contaminação em polpas de frutas é um risco sempre presente, provavelmente pela manipulação da embalagem.


Palavras-chave:  Açaí, Contaminação, Microrganismos