25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:61-2


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE DO CANDIDATO VACINAL PSPC (PNEUMOCOCCAL SURFACE PROTEIN C) EM ISOLADOS DE STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Adriana Tonet Moreno (IBu); Daniela Mulari Ferreira (IBu); Silvia Regina dos Santos (HU USP); Fabiana Cristina Pimenta (CDC); Marina Baquerizo Martinez (HU USP); Eliane Namie Miyaji (IBu)

Resumo

Streptococcus pneumoniae faz parte da microflora normal da nasofaringe humana, sendo uma das causas mais comuns de infecções do trato respiratório. A vacina composta de diversos polissacarídeos capsulares (PS) purificados de S. pneumoniae apresenta baixa efetividade em crianças e idosos, além de não ser capaz de induzir memória imunológica. Já a vacina PS 7-valente conjugada à CRM197, representa um grande avanço, mas seu custo de produção é um grande obstáculo à utilização pelo sistema público de saúde brasileiro. Uma proposta para se aumentar a abrangência em uma vacina de baixo custo é identificar um antígeno comum ao maior número de isolados. Em virtude disso, antígenos proteicos presentes em todos os isolados de pneumococo estão sendo investigados como possíveis candidatos vacinais. PspC (Pneumococcal surface protein C) é descrito na literatura  por seu papel tanto na colonização da nasofaringe quanto na infecção invasiva, sendo um importante candidato vacinal. PspC é um antígeno altamente polimórfico, sendo dividido em 11 grupos. Deste modo, é de grande importância a avaliação de sua variabilidade para compor uma formulação vacinal. Foram escolhidos 13 isolados de pneumococos do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, previamente sorotipados por PCR para uma primeira análise da variabilidade de PspC em isolados brasileiros. Essa escolha baseou-se nos sorotipos presentes na nova vacina conjugada 13-valente (Sorotipos: 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F). O lócus completo de pspC destes 13 isolados foi clonado e o gene sequenciado. Foram encontrados 6 isolados do grupo 3, 3 isolados do grupo 6, 1 isolado do grupo 5, 1 isolado do grupo 8 e 1 isolado do grupo 9, além de uma duplicação contendo PspC do grupo 4 e 10. Anticorpos anti-PspC3 e anti-PspC8 foram produzidos e testados por Western Blot quanto à reatividade com extratos proteicos de pneumococo e sobrenadantes de cultura. O soro anti-PspC3 foi capaz de reconhecer a grande maioria dos isolados, mostrando uma ampla reatividade cruzada. Já o soro anti-PspC8 foi capaz de reconhecer apenas o isolado expressando PspC8. Esses resultados iniciais sugerem que a imunização com PspC3 seria uma estratégia promissora capaz de induzir anticorpos com uma ampla reatividade cruzada.

Apoio financeiro: FAPESP, Fundação Butantan e CNPq.


Palavras-chave:  Pneumococos, PspC, Vacinas