25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:56-1


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

CARACTERIZAÇÃO MORFOFISIOLÓGICA DE CULTURAS DE SACCHAROMYCES CEREVISIAE ORIGINAIS, MONOCELULARES E COM O DIPLÓIDE RECUPERADO

Elvira Maria Bezerra Alencar (UPE); Cristina Maria de Souza Motta (UFPE); Laura Vevinia da Costa Brandão (UPE); Bruno Severo Gomes (UFPE); Bruno Souza Walter (UFPE)

Resumo

As leveduras são fungos unicelulares que se reproduzem predominantemente por brotação, havendo gêneros que se reproduzem por fissão ou fissão-brotação. O termo levedura deriva etimologicamente do latim que significa "levitare, fervere" (levedar, tornar lêvedo, fermentar), entretanto, nem todas as leveduras fermentam. Os agentes responsáveis por esta tranformação foram chamados de fermento. O gênero Saccharomyces tem sido amplamente utilizado pelas indústrias de panificação, produção de ração animal, produtos lácteos e outros, indústria de fermentação, na produção de vinhos, cerveja, etanol e aguardente. Este trabalho teve como objetivos caracterizar culturas de S. cerevisiae originais, monocelulares haplóides e com os diplóides recuperados quanto a morfofisiologia. Foram analisadas as culturas originais URM-4420, Fermento Itaiquara FIT, Fermento Lallemand FLA e Selvagem SEL. Destas foram obtidas culturas monocelulares haplóides e realizados entrecruzamentos para a recuperação de diplóides. A caracterização morfofisiológica foi realizada através dos sistemas clássicos. As culturas estudadas apresentaram variações na coloração, tipo de bordo, aspecto e superfície.  As células variaram de oblongas a cilíndricas; formaram pseudomicélio bem desenvolvido ou não. Reprodução assexuada por brotação simples e multilateral e sexuada pela produção de ascos com 2 a 4 ascosporos. Assimilação e fermentação positivas da glicose, galactose, sacarose, maltose e rafinose e negativa da lactose. Foram negativas a assimilação de nitrato, assim como a produção de urease. Culturas de S. cerevisiae originais diplóides, monocelulares haplóides e com o diplóide recuperado podem expressar características morfofisiológicas diferentes.

 

Palavras-chave: diplóide recuperado, monocelular, morfofisiologia, Saccharomyces cerevisiae.

 

 


Palavras-chave:  Diplóide recuperado, Morfofisiologia, Monocelular, Saccharomyces cerevisiae