25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:41-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

IMPORTÂNCIA DO EXAME MICROBIOLÓGICO NO DIAGNÓSTICO DAS VAGINITES/VAGINOSES EM MULHERES ATENDIDAS NO CENTRO DE PESQUISAS E DIAGNÓSTICOS ESPECIALIZADOS (CPDE - MANAUS/AM) 

Rossicléia Lins Monte (CPDE); João Avelino (CPDE); Glauco Aleixo (CPDE); Bruno Rocha (CPDE); Luzineide Tavares (CPDE); João A Neto (CPDE)

Resumo

INTRODUÇÃO: As doenças sexualmente transmissíveis (DST) ainda constituem um importante problema de Saúde Pública mundial. São mais comuns entre adolescentes e adultos jovens que tem atividade sexual ativa, embora possam acometer pessoas idosas, crianças e serem transmitidas congenitamente e/ou por via perinatal. Dentre os mais freqüentes causadores de doenças sexualmente transmissíveis estão Gardnerella vaginalis, Candida sp e Trichomonas vaginalis. OBJETIVO: Verificar a prevalência de agentes etiológicos identificados na mucosa vaginal de mulheres referenciadas para o Laboratório de Microbiologia do CPDE, no período de janeiro a dezembro de 2008. MATERIAL e METODOS: Foram utilizados dados retrospectivos de um total de 296 mulheres que foram submetidas à coleta de secreção vaginal com swabs estéreis para as seguintes anélises: bacterioscopia pela coloração de GRAM, exame a fresco com KOH a 10-40% e cultura, quando necessário. RESULTADOS. A faixa etária das pacientes atendidas variou de 5 a 44 anos, com média de 24 anos. Candida sp foi o gênero predominantemente identificado, correspondendo a 28,9% (115/296) dos isolados, em 15,9% (47/296) dos pacientes houve associação de G. vaginalis mais Mobiluncus sp e Candida sp. Em 12,8% (38/296) havia G. vaginalis mais Mobiluncus sp e em 11% (33/296) foi identificado G. vaginalis mais Cândida sp. Foram identificados um total de 36 (12,2%) enterobactérias com predomínio de Escherichia coli em torno de 80,5% (29/36).  Dentre os germes gram-positivos, Staphylococcus coagulase-negativa foi o mais isolado. CONCLUSÃO: Os dados encontrados são compatíveis com o relatado na literatura, fortalecendo assim, a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.


Palavras-chave:  vaginose, vaginite, dst, mulheres