25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:33-2


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

ESPÉCIES DE CANDIDA ISOLADAS DO AR DOS AMBIENTES DA UTI-NEONATAL E DE AMOSTRAS CLÍNICAS PROVENIENTES DOS RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ, ALAGOAS

Aryanna Kelly Pinheiro Souza (UFAL); Maria Anilda dos Santos Araújo (UFAL); Krystianelly Patricia Pedrosa Santa Rita (UFAL); Marília Gracelidia dos Santos Barros (UFAL); Luana Luzia Santos Pires (UFAL); Eurípedes Alves da Silva Filho (UFAL)

Resumo

Entre as infecções oportunistas causadas por fungos as leveduroses são as mais freqüentes em pacientes hospitalizados em unidades de terapia intensiva (UTI), principalmente em recém-nascidos prematuros com baixo peso. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de isolar e correlacionar espécies de Candida provenientes do ar dos ambientes A e B da UTI - neonatal com amostras clínicas dos recém-nascidos internados no Hospital Universitário de Maceió, Alagoas. Para o isolamento das leveduras do ar do ambiente foi realizada 400 exposições de placas de Petri descartáveis contendo o meio de cultura agar Sabouraud acrescido de 50mg/L de cloranfenicol. Foram utilizadas as amostras clínicas de urina, ponta de cateter, líquido encéfaloraquidiano (LCR) e sangue. De cada amostra foi realizado o exame direto a fresco ou clarificado com hidróxido de potássio a 10% e cultura em agar Sabouraud acrescido de cloranfenicol. Para identificação das espécies de Candida foram utilizados os iniciadores espécie-específicos para C. albicans (CALB1 e CALB2); C. glabrata (CGL1 e CGL2); C. parapsilosis (CPA1 E CPA2); C. tropicalis (CTR1 E CTR2); C. guilliermondii (CGU1 E CGU2) e C. kruzei (CKRU1 E CKRU2). Para validação dos iniciadores foram utilizadas culturas dessas mesmas espécies provenientes da Micoteca URM. A reação de amplificação por PCR foi realizada em 20µL de volume final em termociclador MJ – BIOCICLE®. Os produtos de amplificação foram separados por eletroforese em gel de agarose, posteriormente, corado com brometo de etídeo e visualizado em transiluminador, e fotografado em sistema de fotodocumentacão DOC PRINT VILBER LOUMART. Das 90 leveduras obtidas 59 (65,6%) foram isoladas das amostras do ar e 31 (34,4%) foram provenientes das amostras clínicas dos recém-nascidos. Destas 39 (43,3%) foram identificadas como C. parapsilosis, 25 (27,8%) C. albicans, 11 (12,2%) C. guilliermondii, 10 (11,1%) C. tropicalis. Cinco leveduras não foram identificadas por não amplificarem nos iniciadores espécie-específicos. O isolamento das mesmas espécies de Candida tanto no ambiente como nos recém-nascidos demonstra a contaminação do ambiente e susceptibilidade dos recém-nascidos em adquirir infecções hospitalares.


Palavras-chave:  Ambientes climatizados, Candida spp., Identificação Molecular, UTI-neonatal