XXI ALAM
Resumo:1830-1


Prêmio
1830-1Canto e Encanto na Prevenção de Doenças Microbianas: emprego de violão e voz nas abordagens sobre higiene pessoal aos discentes do Ensino Especial
Autores:Gabriela Resende Netto (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Aline Gonçalves de Andrade (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Jessica Naruanna Souza (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Thyago Leal Calvo (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Ana Lúcia Santos (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Jupyracyara J. C. Barros (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão)

Resumo

Práticas higiênicas adequadas são essenciais à qualidade de vida, em qualquer fase do desenvolvimento humano. Essa afirmação tem sua relevância quando se remete as enfermidades microbianas que podem acarretar sérios danos à saúde. Em Catalão - GO, a instituição voltada à prática docente no Ensino Especial depara-se com barreiras quando o assunto em pauta é higiene corporal, principalmente ao trabalhar com indivíduos inaptos em ler e escrever. Nesse contexto, essa pesquisa objetivou trabalhar o pensamento mágico junto aos escolares quanto as noções básicas de higiene corporal. O público alvo foram escolares da jardinagem, panificação e tapeçaria, oficinas rotineiramente realizadas no ambiente escolar. Nessa instituição, uma característica marcante dos escolares é a capacidade de apreciar a música, por esse motivo, durante toda a intervenção a música e o violão compuseram, harmoniosamente, o cenário pedagógico. Inicialmente o grupo da tapeçaria, auxiliou na construção da história, cenário e dos personagens que foram utilizados para contextualização da higiene pessoal e saúde às turmas da jardinagem e panificação. Esse primeiro grupo também ficou responsável em colorir as pranchas que elucidaram a história em quadrinhos. As pranchas foram digitalizadas e utilizadas como imagens em narrativa aos demais grupos. Para integrar e socializar os saberes entre os equipes, a mesma história foi transformada em linguagem teatral e apresentada por todos à comunidade intra e extraescolar. Ao longo das atividades com cada equipe foi notório o desenvolvimento dos participantes para retratar o autocuidado, enfatizando com seus gestos e discursos informais que após as atividades em grupo, foram capazes de compreender a necessidade da higiene como forma de manter a saúde corporal. Ao término das atividades foi possível verificar a capacidade de alguns discentes em pontuar as bactérias como fator às enfermidades do corpo. Nessa pesquisa, a contextualização da microbiologia sob o foco da higiene pessoal, demonstrou que as multifaces da contação de história seja aquela fundamentada na oralidade, histórias em quadros e linguagem teatral, aliadas ao uso do violão e voz configuraram-se como estratégia pedagógica, oportunizando aos participantes vivenciar teorias, comumente apresentadas em livros didáticos e restritas aos discentes da rede regular de ensino.


Palavras-chave:  Ensinoaprendizagem, Ensino especial, Higiene pessoal